A temporada de inverno em Campos do Jordão contará novamente com um dos eventos mais tradicionais da Serra da Mantiqueira. A 55ª edição da Festa da Cerejeira em Flor será realizada em finais de semana entre julho e agosto no Parque da Cerejeira, reunindo atrações culturais, apresentações artísticas e gastronomia típica japonesa.
A programação acontece nos dias 25 e 26 de julho, além de 1, 2, 8, 9, 15 e 16 de agosto, sempre das 9h às 16h. Inspirada no Hanami, tradição japonesa de contemplação das flores de cerejeira, a festa transforma o parque em um cenário marcado pelos tons rosados das sakuras durante o período de florada.
O Parque da Cerejeira possui cerca de 800 árvores de diferentes espécies. Segundo a organização, as primeiras mudas foram plantadas em 1936, ajudando a consolidar o espaço como um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade durante o inverno.
Além da paisagem típica da estação, o evento contará com apresentações de danças japonesas, shows de taikô, demonstrações de artes marciais, bazar cultural e concurso de cosplay do Sakura Anime Show. Visitantes e artistas também participam vestidos com trajes tradicionais orientais.
A gastronomia será outro destaque da festa, com pratos conhecidos da culinária japonesa, como sushi, tempurá, yakisoba, udon e mochi, além de opções típicas da Serra da Mantiqueira.
A Festa da Cerejeira é promovida pelo Sakura Home Residencial Sênior, ligado à Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social (Enkyo). De acordo com a organização, toda a renda arrecadada será destinada à manutenção do residencial e do Parque da Cerejeira.
Os ingressos já estão à venda antecipadamente pela internet. A entrada custa R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada para idosos e moradores de Campos do Jordão. Crianças de até seis anos e idosos acima de 80 anos têm entrada gratuita.