Na audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2025, realizada na última semana na Câmara de Caraguatatuba, foi apresentado o relatório que apontou que, dos R$ 1.261.687.557,50 previstos para o orçamento municipal, foram arrecadados R$ 479.958.395,33 entre os meses de janeiro e abril ? o que representa 38,04% da receita prevista para o ano.
Técnicos da Secretaria da Fazenda expuseram a execução das receitas e despesas do orçamento nos quatro primeiros meses de 2025 para os membros da Comissão Permanente de Finanças, Orçamentos, Obras e Serviços Públicos, vereadores e o público presente.
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela secretária da Fazenda, Hermínia Portes; pela secretária adjunta, Patrícia da Rosa; pela ex-secretária da Fazenda e atual secretária de Administração, Flávia Oliveira; e pelo diretor da Divisão de Gestão Financeira, Eliseu Oliveira de Faria.
O presidente da Câmara, Antônio Carlos Júnior, conduziu a abertura dos trabalhos da audiência, que contou ainda com a presença dos vereadores Islando Ramos, Maurílio Moreira (presidente da comissão), Marcelo Pereira e da vereadora Vera Morais.
Durante a apresentação, a atual secretária de Administração, Flávia Oliveira, destacou que o resultado é positivo, já que mesmo com apenas um quarto do ano executado, a arrecadação já se aproxima dos 40% do total previsto. "A população tem compreendido e tem recolhido seus impostos. A prefeitura tem conseguido pagar todas as suas despesas, não há fornecedores em atraso e todas as notas fiscais emitidas foram efetivamente pagas", comemorou.
O relatório atende ao disposto no Artigo 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), que determina que até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo deve demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre em audiência pública nas Casas Legislativas. A medida também segue recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).