Caraguatatuba promove Semana Municipal de Prevenção às Deficiências com programação de 25 a 29 de agosto
Evento da Sepedi mobiliza comunidade com palestras, oficinas, ações nas UBS e atividades educativas para reforçar a importância da prevenção e promoção da saúde
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba (Sepedi) realiza, de segunda a sexta-feira (25 a 29/8), a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. O evento tem como objetivo mobilizar a comunidade para a importância da promoção da saúde, da segurança e da cidadania, como estratégias fundamentais para evitar a instalação de deficiências ao longo da vida.
A iniciativa busca ampliar o conhecimento da população sobre os fatores de risco e promover uma cultura de respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Segundo a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, a proposta vai além da conscientização individual:
"Queremos reforçar o compromisso do município com a valorização da vida e estimular a participação comunitária e a intersetorialidade das ações entre as secretarias, mostrando que a prevenção das deficiências deve ser tratada como prioridade de política pública."
De acordo com o último censo de 2022, o Brasil possui 14,4 milhões de pessoas com deficiência (7,3% da população). Estima-se que cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas, sendo os principais fatores os acidentes domésticos, de trânsito, mergulhos, armas de fogo, doenças crônicas, hereditárias e genéticas, além de falhas no pré-natal e condições relacionadas ao envelhecimento.
Programação
Dia 25 - Segunda-feira Salão do CIAPI
9h - Palestra "Exercício Seguro como Prevenção e Tratamento nas Doenças Cardiovasculares e Crônicas" - Dr. Renato Oliveira (cardiologista).
10h30 - Palestra "O Papel do Exercício Físico na Prevenção de Complicações Secundárias em Pessoas com Deficiência" - Thiago Intrieri e equipe do programa Inclusão em Movimento.
19h - Formatura do Curso de LIBRAS da Sepedi - Prof. Alan Carlos Miranda (evento interno, Salão Sepedi).
Dia 26 - Terça-feira Salão Sepedi
14h - Workshop Rede Protetiva: "O papel da Identificação Precoce de Vítimas de Violência e a Ficha de Notificação-SINAN como Prevenção" - Cláudia Cristina Pires e equipe (evento interno).
Dia 27 - Quarta-feira - Dia "P" - Todos pela prevenção! Unidades Básicas de Saúde (UBS) - Ações abertas à comunidade:
Jetuba: Avaliação dos pés diabéticos.
Casa Branca: Saúde materno-infantil e importância da vacinação (8h).
Massaguaçu/Tabatinga: Orientações sobre alimentação saudável.
Golfinhos: Aferição de pressão arterial e glicemia (Padaria Golfinhos).
Jaraguazinho: Orientações sobre hipertensão, diabetes e imunização (Padaria Capital - 9h).
Rio do Ouro: Aferição de pressão, glicemia e orientações de saúde.
Ademir Reis: Roda de conversa sobre alimentação saudável (8h30).
Tinga: Aferição de pressão arterial e glicemia.
Sumaré: Ponto de aferição de pressão (Pizzaria Siciliana).
Dia 28 - Quinta-feira EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Samarco Serra
13h30 - Programa Trânsito Legal e a Prevenção de Acidentes: Educação para um Futuro Seguro! (evento interno).
Dia 29 - Sexta-feira Salão do CIAPI - Av. Jorge Burihan, 30 - Jardim Jaqueira
9h - Palestra "Envelhecer com Saúde: Prevenção de Deficiências e Manutenção da Autonomia" - Dr. Márcio Taniguti (geriatria).
10h30 - Oficina de Prevenção de Quedas - com fisioterapeuta Aline Ferreira, educador físico Leandro Lopes e testes rápidos de saúde com a Unitau (Universidade de Taubaté).