A Prefeitura de Caraguatatuba suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino nesta terça-feira (29), assim como as atividades esportivas realizadas pela administração.
Na segunda-feira (28), as aulas já haviam sido suspensas no período da tarde, após uma forte ventania com rajadas de até 85 km/h, segundo dados da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O fenômeno causou quedas de árvores, destelhamentos, rompimento de fiações elétricas e danos em imóveis por toda a extensão do município.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos seguem atuando em diversos pontos da cidade para restabelecer a segurança.
Na Escola Municipal Professor João Baptista Gardelin, no bairro Poiares, houve destelhamento da unidade. Já o Centro Integrado de Ações Socioeducativas (Ciase), no bairro Sumaré, sofreu danificações no telhado e em diversas partes da estrutura interna.
A decisão de suspensão das atividades tem como objetivo preservar a segurança de alunos, professores e colaboradores.
Atividades esportivas Todas as atividades esportivas também foram suspensas nesta terça-feira, com o mesmo propósito de proteção. De acordo com a Secretaria de Esportes, a equipe iniciará um processo de reestruturação dos espaços esportivos que foram danificados pela ventania.
A prefeitura recomenda à população que evite circular nas áreas afetadas até a liberação completa das vias e que não estacione veículos próximos a árvores.
Em caso de emergência, os atendimentos devem ser solicitados à Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros no 193.