Caraguatatuba tem 118 mulheres cadastradas no botão SOS Delas contra a violência doméstica

Ferramenta da Prefeitura, via Guarda Civil Municipal, já registrou 26 acionamentos em 2025 e resultou em sete prisões


O botão SOS Delas conta atualmente com 118 cadastros ativos de mulheres de Caraguatatuba. A ferramenta, disponibilizada pela Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), tem como objetivo combater a violência doméstica e facilitar a proteção das mulheres em situações de risco.

O SOS Delas é um aplicativo para smartphones que, com acesso à internet, permite que mulheres que se sintam em perigo acionem rapidamente a GCM. O serviço é exclusivo para aquelas que possuem medida protetiva de afastamento do agressor.

Quando o botão é acionado, um alerta imediato é enviado ao Centro de Operações Inteligentes (COI), que direciona a equipe de patrulhamento mais próxima para atender à vítima. As mulheres interessadas podem solicitar a ferramenta no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), que encaminha o cadastro para a GCM liberar o acesso ao aplicativo.

Somente em 2025, já foram registrados 26 acionamentos e 15 ligações relacionadas à violência doméstica. Como resultado desses atendimentos, sete homens foram presos e permaneceram à disposição da Justiça.