CCZ terá dia movimentado com apresentação de Castramóvel e mais 191 cirurgias

O Castramóvel tem centro cirúrgico que atende 4 animais simultaneamente e ambiente para repouso dos pets


O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos terá um dia movimentado nesta sexta-feira (24). Serão realizadas as primeiras castrações gratuitas de cães e gatos de 2020 e apresentada oficialmente a unidade móvel veterinária, o Castramóvel, que passa a ser incorporado este ano ao programa Meu Pet Feliz.

A unidade móvel será apresentada a partir das 9h para autoridades, representantes da proteção animal, veterinários e população interessada. O Castramóvel conta com centro cirúrgico que atende 4 animais simultaneamente, possui todos os equipamentos para atendimento de emergências durante os procedimentos cirúrgicos, além de ambiente para repouso no pós-operatorio para abrigar até 20 animais.

Com a unidade móvel, a Prefeitura pretende atender, prioritariamente, famílias mais carentes e de bairros distantes, que não têm como levar seus animais para castrar no CCZ ou clínicas veterinárias credenciadas pela Secretaria de Saúde. O Castramóvel fará um atendimento por mês, seguindo critérios epidemiológicos, demográficos e sociais. Inicialmente serão ofertadas, pelo período de até um ano, 1.200 vagas.

Depois da apresentação, o Castramóvel segue para São Francisco Xavier, onde neste sábado (25), das 8h às 17h, acontecerá o primeiro mutirão de castração no estacionamento do salão paroquial do distrito. Serão realizados 220 procedimentos, sendo 137 em cães (97 fêmeas e 40 machos) e 83 em gatos (37 machos e 46 fêmeas). As inscrições destes animais aconteceram no último sábado (18).

Quinta fase

Além da apresentação do Castramóvel, nesta sexta-feira estão previstas, das 8h às 17h, mais 191 castrações no centro cirúrgico do CCZ, de inscritos na 5ª fase do Meu Pet Feliz e remanescentes da 3ª e 4ª etapas (animais com mais de 20 quilos). Estão programadas 125 cirurgias em cães (86 machos e 39 fêmeas) e 66 em gatos (47 fêmeas e 19 machos).

O CCZ também já convocou por e-mail mais 330 tutores inscritos no programa para as castrações programadas para os dias 7 e 14 de fevereiro. Eles precisam comparecer ao local para assinatura do termo de compromisso, que é fundamental para evitar faltas. Neste documento também constam a data e horário da cirurgia e informações sobre o pré e pós-operatório dos pets.

Desde que foi implantado, em agosto de 2018, o programa já castrou 4.146 animais, sendo 3.340 cães (2.107 fêmeas e 1.233 machos) e 806 gatos (484 fêmeas e 322 machos).