A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais), realizou mais uma edição da castração de cães e gatos no sábado (24). Desta vez, a ação foi no Araretama, na Praça Pastor José Ezequiel da Silva, e contou com mais de 200 castrações de cadelas e gatas.
De acordo com a responsável pelo Cepatas, Andrea Louzada, "foi mais uma etapa de sucesso, com baixo índice de faltas. Apenas cerca de 20% das inscrições não foram convertidas em castrações, o que nos faz acreditar que este método que estamos realizando, de levar as castrações até o bairro das pessoas pelo Castramóvel e de realizar instruções antes do processo, é bastante eficiente".
Ela explicou que "com o novo formato, fazemos inscrições de modo presencial, dois dias antes das cirurgias. Além do baixo índice de faltas, podemos tirar as dúvidas dos munícipes em relação aos cuidados pré e pós-operatório".
De acordo com Andrea, desde o início do projeto, o Cepatas já promoveu a castração de cerca de 3.000 animais, sendo 553 no ano de 2024.