Cervejaria Ambev quer acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025

Cervejaria vai garantir que embalagens de suas marcas de refrigerante não gerem poluição plástica no meio ambiente


Cervejaria Ambev acaba de anunciar aquela que deve ser uma das mais ousadas metas de sua história: acabar com a poluição plástica de suas embalagens até 2025. Isso significa que a cervejaria, em parceria com outras empresas e universidades, vai tomar uma série de medidas e criar inovações para garantir esse compromisso. Além de suas marcas de cerveja, a Ambev trabalha com um extenso portfólio de refrigerantes, que têm plástico como principal material de suas embalagens. Hoje, 18% de todo o líquido produzido pela companhia é envasado em embalagens plásticas. Marcas como Guaraná Antárctica e Pepsi farão parte deste compromisso, que vai exigir esforço e a criação de novas tecnologias para ser cumprido.  

Entre os parceiros que fazem parte do  ecossistema e que vão ajudar a Cervejaria Ambev neste desafio estão empresas como ValGroup, uma das maiores produtoras e recicladoras de embalagens plásticas, ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

"Em 2018, a gente já tinha anunciado a meta de ter 100% dos nossos produtos em embalagens retornáveis ou que fossem majoritariamente feitas de conteúdo reciclado até 2025. Agora queremos ir além para ajudar a resolver o problema da poluição plástica, que preocupa o mundo todo" explica Jean Jereissati, presidente da Cervejaria Ambev. "Para darmos esse passo ainda maior, vamos nos unir aos nossos parceiros e fomentar ainda mais a inovação dentro do nosso ecossistema. Já estamos trabalhando com ValGroup, ANCAT e outros parceiros para trilharmos juntos um caminho de inovações para uma solução no longo prazo para o plástico".

 Para atingir o objetivo, a atuação será em três frentes: (I) eliminação e substituição de plástico desnecessário; (II) utilização de embalagens retornáveis ou conteúdo 100% reciclado na composição de novas embalagens; e (III) investimento em inovação tecnologias para circularidade, reciclagem e novos materiais. Entre os projetos, estão investimentos em pesquisa & desenvolvimento, iniciativas de logística reversa, substituição de matérias primas, diminuição da gramatura, eliminação do plástico em algumas embalagens, parcerias com startups, fomento à reciclagem, conscientização da população, entre outras. São ações que a Cervejaria Ambev vem desenvolvendo, há alguns anos, junto a parceiros sob sua plataforma integrada de sustentabilidade e que, daqui para frente, serão expandidas e aprimoradas, tornando-se ainda mais essenciais para o negócio da companhia.

"Apostamos na inovação constante para garantir a sustentabilidade do nosso negócio. Estamos muito motivados em trabalhar junto com a Ambev nesse novo compromisso. A solução para tornar o plástico mais sustentável certamente demanda um trabalho em toda cadeia produtiva e pós consumo", comenta César Sanches, Diretor de Sustentabilidade e Estratégia da ValGroup.

Cada ação conta

O compromisso da Cervejaria Ambev com a sustentabilidade já vem de vários anos e, por isso, cada vez mais são desenvolvidas ações neste sentido. Como uma forma de reduzir o consumo de plástico virgem, por exemplo, a companhia desenvolveu a primeira PET 100% reciclada. Lançada em 2012, a embalagem já é usada em 61% das garrafas de Guaraná Antarctica. Além disso, 37% da produção total de garrafas PET da Ambev já conta com material reciclado. No ano passado, a companhia anunciou o lançamento da primeira água em lata do Brasil. Feita de alumínio, a embalagem de AMA em lata é mais sustentável, já que 97,3% de todas as latinhas são recicladas no País. E as embalagens plásticas de packs de algumas cervejas como Budweiser, Stella Artois e Corona, agora, são de papel-cartão.

Quanto à reciclagem e logística reversa, a Ambev aposta em iniciativas de apoio à cadeia, como o Reciclar pelo Brasil - um programa em parceria com a Coca-Cola e outras empresas, que tem como objetivo otimizar e potencializar os investimentos em cooperativas de catadores no País. A plataforma completa dois anos em 2019, com 12 empresas parceiras, que apoiam 233 associações e cooperativas e 5 mil cooperados, em 81 cidades. Foram 133 mil toneladas de material reciclado, entre 2018 e 2019. Importante destacar que o uso de plástico reciclado fomenta e desenvolve a cadeia de reciclagem, inclusive com benefícios de inclusão socioeconômica.

"Há mais de dois anos somos parceiros da Cervejaria Ambev por meio do Reciclar pelo Brasil. Isso mostra a preocupação da empresa em fomentar o ecossistema de reciclagem no País não só para diminuir os seus impactos no meio ambiente, mas pensando no desenvolvimento social de milhares de famílias de catadores e catadoras. Com o novo compromisso, vamos poder colher juntos os benefícios dessa parceria: ambientais e sociais", comenta Roberto Laureano da Rocha, presidente da ANCAT. 

Além disso, a Ambev conta com a Aceleradora100 , um programa global pioneiro para encontrar empreendedores e startups com soluções inovadoras para os principais problemas socioambientais da atualidade. Até hoje, o programa já acelerou mais de 21 startups e a companhia já fechou negócios com 10 delas. A ideia é usar a Aceleradora100 justamente como mais uma ferramenta de fomento à inovação para ajudar a atingir a meta de acabar com a poluição plástica.

A Cervejaria conta também com uma parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desde 2018, voltada à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias em embalagens. Lá é onde fica o seu CIT - Centro de Inovação Tecnológica, que irá abrigar estudos sobre novas tecnologias e materiais que gerem um impacto menor no meio ambiente.

"Foi pensando no legado de um mundo melhor que estabelecemos a meta de eliminar a poluição plástica de nossas embalagens até 2025. Para isso, contamos também com o engajamento das pessoas nessa causa. Afinal, quanto mais bem aceitas nossas mudanças forem, mais espaço teremos para implementá-las na nossa cadeia. Sabemos que, daqui em diante, vamos precisar trabalhar muito e encontrar soluções criativas. Mas se tem uma coisa que a gente sabe fazer é nos desafiar com objetivos ambiciosos e encontrar soluções inovadoras para os problemas", conclui Jean.