A Defesa Civil de Pindamonhangaba atua desde o fim da tarde deste domingo (1º) para contabilizar e atender os estragos provocados pelas chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes que atingiram o município.
Foram registradas quedas de árvores em diferentes pontos da cidade, incluindo a região da Quadra Coberta, a avenida Carlos de Castro, no bairro Mombaça, Massain, região dos Sagrados Corações, rodovia Abel Fabrício, que liga Pindamonhangaba a Moreira César, além da rua Haras Paulista, no Santa Luzia, da rua Atílio Amadei, no Campo Belo, e da rua Alfredo César, na Vila Nair.
Equipes da Defesa Civil foram acionadas para desobstruir as vias públicas e garantir a segurança de motoristas e pedestres. O órgão informou que, nos casos em que as árvores atingem ou ficam sob fiação de alta tensão, apenas a concessionária de energia elétrica EDP está autorizada a realizar os cortes e o restabelecimento do fornecimento de energia.
As ocorrências seguem em atualização e continuam sendo registradas pela Defesa Civil. A Secretaria de Esportes também avalia possíveis danos na cobertura do Ginásio de Esportes Manoel Ribeiro, conhecido como Quadra Coberta.
A população pode acionar a Defesa Civil de Pindamonhangaba em situações de emergência ou risco iminente pelo telefone 199, disponível 24 horas. Também estão disponíveis os números (12) 3645-1954 e (12) 3643-1084, além do e-mail defesacivil@pindamonhangaba.sp.gov.br.