O inverno começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20), mas o frio já vem marcando presença na região. Com a queda das temperaturas, cresce também o uso de equipamentos que aumentam o consumo de energia elétrica nas residências. A EDP, distribuidora que atende o Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça o alerta sobre o uso consciente da energia neste período e orienta a população a adotar medidas simples para evitar surpresas na conta.
Um dos principais vilões do consumo no inverno é o chuveiro elétrico, que pode representar entre 25% e 35% do gasto total de uma residência. "A recomendação é optar por banhos em horários mais quentes do dia e, se possível, manter o chuveiro na posição 'verão', que consome até 30% menos energia", destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.
Além do aumento natural no uso de aparelhos de aquecimento, o mês de junho também está sob Bandeira Vermelha, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o que significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, devido à baixa nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
Confira algumas dicas da EDP para reduzir o consumo nos dias frios:
Secador de cabelo: enxugue bem os cabelos com a toalha antes de usar o aparelho e evite usá-lo por longos períodos.
Máquina lava e seca: use apenas quando estiver com a capacidade total e evite ao máximo a função secadora, preferindo o varal.
Iluminação: aproveite ao máximo a luz natural e troque lâmpadas comuns por modelos de LED.
Geladeira: reduza a potência e evite frestas na borracha da porta. Nunca coloque roupas para secar atrás do eletrodoméstico.
Aquecedores elétricos: use com moderação e mantenha portas e janelas fechadas para reter o calor.
Stand by: desligue completamente aparelhos que não estiverem em uso.
Equipamentos novos: escolha produtos com selo Procel, categoria A, e compatíveis com o tamanho da residência e número de moradores.
A EDP também orienta que as instalações elétricas sejam revisadas a cada cinco anos por um profissional qualificado, garantindo segurança e eficiência.