Como diminuir os gastos com água no verão


Gastos com água no verão podem ser reduzidos com algumas dicas. Nesse período de temperaturas mais elevadas, as pessoas costumam ficar mais tempo no banho para se refrescar e utilizar mais água para as atividades. Se você deseja economizar dinheiro, no entanto, é possível seguir algumas recomendações. Abaixo, confira dicas para tirar maior proveito da água.

1 - Use lavadoras de alta pressão

Se a casa possuir uma área grande externa ou garagem, as lavadoras de alta pressão como a Wap são aconselhadas. Elas economizam 75% a mais água do que a mangueira comum, porque o orifício de passagem da água é menor. O que faz com que sejam eficientes na limpeza é o jato de alta pressão exercido pelo equipamento, mesmo com a utilização de pouca água.

2 - Faça manutenções

Muitos dos problemas de desperdício de água estão relacionados à falta de manutenção e reparos em canos e torneiras que ficam pingando. Se você se atentar a essas questões, com certeza sua conta no final do mês será muito mais barata. Alguns modelos de torneira até possuem sistema de antidesperdício e economizam até 50% de água.

3 - Use redutor de vazão no chuveiro

Muitos chuveiros possuem redutor de vazão. Com esse recurso, o equipamento é capaz de economizar até 50% de água, e, assim, fazer com que você gaste menos dinheiro na conta de energia no final do mês. Outra dica muito difundida e nem sempre praticada é fechar o chuveiro quando for se ensaboar e na hora de passar shampoo e condicionador. Com essas recomendações, com certeza você terá uma economia substancial no fim do mês.

4 - Lava-louça

Os aparelhos de lava-louça gastam até 15 litros de água por ciclo de lavagem. No método manual, podem ser gastos cerca de 167 litros. Isso representa uma economia de água de 90%, que, com certeza, será sentida na conta no final do mês. Portanto, também é uma boa dica investir nesse eletrodoméstico se você desejar otimizar o seu tempo e reduzir os gastos com a conta de água.

5 - Reutilize água

A última dica tem a ver com a reutilização de água. Em dias chuvosos, se você morar em casa, há a possibilidade de deixar baldes para recolher a água e, posteriormente, utilizá-la em outras atividades, como lavar roupa e na descarga. Ela só não é própria para o consumo e para o cozimento de alimentos.