Gastos com água no verão podem ser reduzidos com algumas dicas. Nesse período de temperaturas mais elevadas, as pessoas costumam ficar mais tempo no banho para se refrescar e utilizar mais água para as atividades. Se você deseja economizar dinheiro, no entanto, é possível seguir algumas recomendações. Abaixo, confira dicas para tirar maior proveito da água.
1 - Use lavadoras de alta pressão
Se a casa possuir uma área grande externa ou garagem, as lavadoras de alta pressão como a Wap são aconselhadas. Elas economizam 75% a mais água do que a mangueira comum, porque o orifício de passagem da água é menor. O que faz com que sejam eficientes na limpeza é o jato de alta pressão exercido pelo equipamento, mesmo com a utilização de pouca água.
2 - Faça manutenções
Muitos dos problemas de desperdício de água estão relacionados à falta de manutenção e reparos em canos e torneiras que ficam pingando. Se você se atentar a essas questões, com certeza sua conta no final do mês será muito mais barata. Alguns modelos de torneira até possuem sistema de antidesperdício e economizam até 50% de água.
3 - Use redutor de vazão no chuveiro
Muitos chuveiros possuem redutor de vazão. Com esse recurso, o equipamento é capaz de economizar até 50% de água, e, assim, fazer com que você gaste menos dinheiro na conta de energia no final do mês. Outra dica muito difundida e nem sempre praticada é fechar o chuveiro quando for se ensaboar e na hora de passar shampoo e condicionador. Com essas recomendações, com certeza você terá uma economia substancial no fim do mês.
4 - Lava-louça
Os aparelhos de lava-louça gastam até 15 litros de água por ciclo de lavagem. No método manual, podem ser gastos cerca de 167 litros. Isso representa uma economia de água de 90%, que, com certeza, será sentida na conta no final do mês. Portanto, também é uma boa dica investir nesse eletrodoméstico se você desejar otimizar o seu tempo e reduzir os gastos com a conta de água.
5 - Reutilize água
A última dica tem a ver com a reutilização de água. Em dias chuvosos, se você morar em casa, há a possibilidade de deixar baldes para recolher a água e, posteriormente, utilizá-la em outras atividades, como lavar roupa e na descarga. Ela só não é própria para o consumo e para o cozimento de alimentos.