A ruptura de mercadorias no varejo significa prejuízos, já que, ao não encontrar o produto na gôndola, o consumidor adia a compra, ou pode procurar o concorrente. Isso significa perda de venda, danos à imagem da loja e dificuldade na fidelização de clientes.
Para evitar essa situação, é imprescindível contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas. Neste post você vai aprender como evitar a ruptura nos PDVs e como um software de trade marketing pode ajudar nessa tarefa. Confira:
Como um software de trade marketing pode ajudar a evitar a ruptura nos PDVs?
Fazer o controle da equipe externa e acompanhar o abastecimento dos PDVs é uma tarefa quase impossível de ser feita manualmente. Por isso, o uso da tecnologia é uma importante aliado nesse processo.
Ferramentas como softwares e apps são importantes ferramentas para controle de indicadores no PDV. Com esse acompanhamento, é possível incluir no planejamento a implantação de ações que proporcionem a reposição de produtos nas gôndolas em um curto espaço de tempo.
Com um app de trade marketing é possível ter um controle eficaz das mercadorias nas lojas, monitorar os estoques e verificar se os produtos estão, de fato, nas categorias corretas, com o material promocional e precificados. Assim, fica mais fácil evitar a ruptura no PDV, já que o gestor de trade terá todo o controle das atividades dentro do sistema.
Como funcionam as ferramentas tecnológicas de trade marketing?
Com um dispositivo móvel (smartphone ou tablet), os promotores inserem no sistema os relatórios práticos com as informações de campo. Além de evitar a ruptura, o aplicativo também ajuda a coletar outros tipos de indicadores como validação de ponto extra, estoque virtual, preço da concorrência, geolocalização de promotores, entre outros fatores.
Com essas informações, o pessoal de backoffice consegue acompanhar em tempo real as atividades dos promotores e extrair os relatórios para acompanhamento. Assim, o gestor visualiza, por meio do painel de controle, se existem problemas e qual a melhor forma de solucioná-los.
Com esses dados alimentados e registrados em tempo real, é possível fazer o planejamento da rota de atendimentos com apoio da geolocalização e criar questionários específicos que serão aplicados pelos promotores.
Portanto, podemos considerar que um dos maiores benefícios do software de trade marketing é poder coletar os dados em campo e fazer as análises em tempo real, facilitando o planejamento, melhorando os processos já desenvolvidos pela empresa e suportando as iniciativas para qualquer ação que deva ser desempenhada pela equipe.