Compare as vantagens entre adotar e comprar um cachorro


Ah, o amor incondicional de um cachorro aquece qualquer coração. Adotar um cachorro é sempre divulgado como a melhor escolha, até como uma forma de combater as Puppy Mills (fazendas de reprodução forçada de cães), mas não se fala muito sobre as vantagens de se comprar um cachorro de raça, ou mesmo as desvantagens de adotá-lo.

Sabendo disso, resolvemos fazer aqui um compilado de informações que podem te ajudar na sua tomada de decisão entre adotar um cãozinho ou compra-lo.

Comprar

Não importa se o seu cãozinho foi adotado ou comprado, ele te amará da mesma forma, desde que seja bem cuidado e apreciado. Comprar um cão ao invés de adotá-lo pode ser positivo por um motivo: saber a procedência do cão, possíveis alergias, comportamento dos pais e as prováveis doenças da raça.

Esse tipo de previsibilidade pode vir super a calhar na hora de tomar a decisão de ter um companheiro peludo. Como poucas coisas na vida são assim previsíveis, conseguir ter certa segurança a respeito do seu pequeno pode salvar-lhe de algumas dores de cabeça, assim como, prevenir a todo custo o evitável. 

Adotar

Bem, lembra aquelas doenças previsíveis que falamos mais acima. Elas só existem, exatamente, pela manutenção dos traços da raça. Como a maior parte das raças vem de pouquíssimos ancestrais em comum, parentes próximos acabam cruzando entre si, gerando doenças genéticas.

Esse tipo de doença pode ser muito nociva para o cachorro, como é o caso dos Cocker Spainels, que possuem crânios muito pequenos para o desenvolvimento cerebral na meia idade, ou os Huskies que embora sejam uma das raças mais antigas de cachorro, têm tendência a hiperplasia.

Adotar um cachorro é a certeza de uma genética mais variada, e consequentemente, uma menor probabilidade dele possuir doenças genéticas graves e incombatíveis, como a cegueira dos Poodles.

Outro ponto positivo para a adoção é que estamos dando uma segunda chance, que muitas vezes sofreu abandono, maus tratos, fome, frio e está apenas procurando por um novo lar. A maior parte dos abrigos não possui qualquer tipo de renda, o que faz com que eles possam absorver uma pequena parcela de animais abandonados. 

Como lidar com os vira latas

Como não é muito previsível, a forma como você vai lidar com seu cão é bem específica ao tamanho e à personalidade individual dele. Se ele for descendente de cães um pouco mais agressivos, talvez precise de um adestramento mais pesado.

Tirando o ponto da personalidade, chegamos à chave que limita muitas pessoas a comprarem um cãozinho ao invés de adotarem: o tamanho! Muitas pessoas não adotam cães sem raça pelo fato de ser imprevisível o tamanho que vão tomar.