Quando pensamos em Natal, é impossível não lembrar do sabor indescritível de panetone, não é? É no fim do ano em que as prateleiras dos supermercados ganham uma diversidade de panetones e chocotones, deixando os brasileiros na dúvida de qual comprar.
Esses pães, sejam com frutas cristalizadas, chocolate ou outros recheios, fazem parte da tradição da noite de Natal de muitas famílias. Mas você sabe como eles surgiram?
Não há nada documentado sobre a verdadeira história do surgimento do panetone, mas há uma lenda bastante conhecida e divulgada. Essa história diz que esse doce e sobremesa típico de fim de ano surgiu em Milão, na Itália, e foi resultado de um erro de um padeiro.
Pão de Toni
A história que é circulada sobre o surgimento do panetone diz que o padeiro italiano chamado Toni cometeu um erro enquanto trabalhava exaustivamente na véspera de Natal. Como fazia uma torta e uma fornada de pães ao mesmo tempo, colocou as frutas que eram para a torta na massa de pão.
Para tentar consertar, dizem que ele acrescentou mais alguns ingredientes. O que era para ser um desastre virou em uma delícia tradicional do Natal! Por ter sido criado por Toni, a receita ficou conhecida como "Pão de Toni".
Hoje em dia, comprar panetone no atacado no período de Natal é algo comum. Assim como diversos itens de mercearia que não podem faltar para fazer a ceia de Natal, o panetone é indispensável na lista de compras!
Como o panetone chegou ao Brasil?
Seja verdadeira ou não, essa história do panetone é surpreendente, não é? Mas surge uma dúvida: se foi criado na Itália, quando e como chegou ao Brasil? As lendas dizem que o pão doce chegou no nosso país com a vinda dos imigrantes italianos.
As colônias italianas começaram a passar a tradição para os brasileiros. Vale ressaltar que não há comprovação história sobre o surgimento.
Panetone faz parte da tradição
Independente se este foi o verdadeiro surgimento ou não, uma coisa não temos dúvida: panetone e chocotone fazem parte da tradição natalina. Eles estão presentes nas cestas de natal, são presentes comuns nesta época do ano e deixam a noite de Natal mais saborosa!
Atualmente, existem diversas marcas e tipos, como o panetone bauducco atacado, panetone tommy, entre outros fabricantes. Ao longo do tempo, as empresas vêm lançando outros recheios. Panetone trufado, doce de leite, goiabada, creme de avelã são apenas algumas. Você também encontra panetones salgados!
Para ter uma noção do quanto essa guloseima é amada pelos brasileiros, os dados da pesquisa da Kantar Worldpanel, encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, indicam que em 2018, foram vendidas 39 mil toneladas de panetone, faturando R$ 700 milhões!
Seja panetone romanato, bauducco, doce ou salgado, não há como deixar de comprar para o Natal!