A Adium, farmacêutica com presença em 18 países da América Latina, inaugurou nesta segunda-feira (25), um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Pindamonhangaba. O espaço, com 720 m², será dedicado ao desenvolvimento de novos projetos e promete acelerar a chegada de tratamentos inovadores ao Brasil e à América Latina. A iniciativa integra um amplo plano de expansão da empresa no país, que envolve um investimento total de US$ 18 milhões.
Alexandre Seraphim, gerente geral da Adium no Brasil, falou do nível de excelência da empresa e agradeceu o empenho dos colaboradores.
"Hoje é o lançamento do nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, eu sei dos esforços que foram empenhados para lançar esse centro em poucos meses, são mais de 35 pessoas só nesse centro. Nosso nível de excelência é mundialmente conhecido. Muitas conquistas importante ainda estão por vir. Estamos promovendo a ciência e gerando empregos. O novo centro é parte de um projeto ainda maior do nosso complexo, essa nova estrutura nos permitirá aumentar a capacidade produtiva em duas vezes. Desde 2020, já triplicamos de tamanho. Agradeço a todos que estão empenhados nessas ações." disse.
O Diretor de operações da indústria, Alexandre Gachineiro, destacou a alta tecnologia dos equipamentos adquiridos, e a vontade de tornar a empresa uma referência no mercado latino americano.
"Estamos lançando esse centro de Desenvolvimento e Pesquisa aqui em Pindamonhangaba, que será o centro de desenvolvimento do país. Temos mais de trinta equipamentos da mais alta tecnologia, compramos tudo do melhor para trazer essa diferenciação do mercado para cá. Buscamos ser reconhecidos como referência no quesito produtividade, sustentabilidade e inovação, porque acreditamos que esse é o caminho para que a gente consiga atender a expectativa de mercado, tanto brasileiro como latino americano, que são cada vez mais exigentes. Já temos mais de 20 projetos aprovados para transformá-los em produtos e levá-los aos pacientes."
José Antõnio Filho, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba, frisou a importância do novo espaço para a cidade.
"Esse centro será uma inovação para o nosso município, eu vejo que aqui tem mais espaço para crescer, estamos caminhando, e se tudo der certo, e vai dar certo, estamos numa área que é de vocês, é só uma questão de ajuste, vocês poderão expandir ainda mais."
Alexandre Pereira, Secretário Adjunto, representante do prefeito eleito, Ricardo Piorino, parabenizou a iniciativa da empresa, que irá gerar mais emprego e renda para a cidade.
"É um orgulho para Pindamonhangaba ter uma empresa como vocês, empresa sustentável, que pensa no meio ambiente, que vem investindo, vem crescendo e vem trazendo benefícios para nossa economia. O lema da empresa é 'evoluindo juntos', acho que esse é o segredo do sucesso, tanto para empresas, quanto para o município. O sucesso de vocês será o sucesso nosso. O objetivo da nossa presença aqui, é para parabenizá-los por esse investimento, por esse crescimento, dobrando a capacidade produtiva e acima de tudo, trazendo mais emprego e mais renda para nossa cidade."
Expansão e inovação
Com a ampliação, a fábrica de Pindamonhangaba, única do grupo no Brasil, terá capacidade para produzir 18 milhões de unidades por ano e iniciará a exportação de oito novos produtos. A planta faz parte de um complexo que inclui unidades na Argentina, México, Uruguai e Paraguai.
Patricio Rodriguez, CEO do Grupo Adium, destacou a relevância do novo centro de P&D para a região: "Esse espaço nos permitirá desenvolver medicamentos que vão melhorar a qualidade de vida dos pacientes, alinhados ao nosso propósito de inovação."
Além da expansão brasileira, a Adium anunciou recentemente um investimento de US$ 50 milhões na ampliação de sua planta no Paraguai, que terá capacidade para fabricar até 100 milhões de unidades por ano.
Lançamentos no mercado brasileiro
Em 2024, a Adium lançou no Brasil novas terapias para o tratamento de TDAH, osteoartrite e dor. Na área de oncologia, o portfólio foi ampliado com o cemiplimabe, imunoterapia para câncer de pulmão, câncer cervical e tumores de pele não melanoma, e o naxitamabe, indicado para neuroblastoma, um câncer do sistema nervoso.
Sobre a Adium
Com mais de 40 anos de experiência, a Adium é líder na América Latina e atua no desenvolvimento e fabricação de mais de 120 milhões de produtos por ano. A empresa conta com plantas produtivas em seis países e mantém parcerias com empresas multinacionais para oferecer tratamentos de ponta, ampliando o acesso à saúde em toda a região.