Cruzeiro celebra retorno do trem turístico com encontro de ferromodelismo e passeio inaugural

O Encontro de Ferromodelismo deve reunir expositores de diversas cidades do Brasil e milhares de visitantes apaixonados pelo universo dos trens em miniatura.


A Estação Central Ferroviária de Cruzeiro será palco, no próximo fim de semana, dias 5 e 6 de julho, de dois eventos que prometem atrair entusiastas do turismo ferroviário e do ferromodelismo: o 1º Encontro de Ferromodelismo e a pré-estreia do passeio do trem turístico "Expresso da Mantiqueira". As atividades acontecem das 9h às 17h.
 
 
Organizado pela Prado Trens, o Encontro de Ferromodelismo deve reunir expositores de diversas cidades do Brasil e milhares de visitantes apaixonados pelo universo dos trens em miniatura. O público poderá conferir de perto maquetes detalhadas, bondes, automotrizes, cenários temáticos e estandes com produtos voltados ao hobby. Além disso, o evento contará com atrações culturais e uma ampla praça de alimentação.
 
Simultaneamente, ocorre a pré-estreia do tão aguardado passeio do "Expresso da Mantiqueira", trem turístico que partirá da Estação Central de Cruzeiro, no km 0 da ferrovia, com destino à estação Rufino de Almeida. O percurso de ida e volta terá cerca de 12 km, e será feito com uma locomotiva histórica ALCO RSD-8. Os ingressos para o passeio serão vendidos com valor promocional diretamente no guichê da estação.
 
A programação é promovida pela Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o apoio da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Os eventos marcam um momento histórico para o município, que aguarda há décadas a retomada do turismo ferroviário.
 
Além de reativar o passeio de trem, o projeto turístico da cidade prevê a revitalização da Estação Central, a construção de um Museu Ferroviário, a recuperação da linha férrea até o Sul de Minas e a reforma do Túnel da Mantiqueira, ponto de grande importância histórica por ter sido cenário de batalhas durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
 
A expectativa é de que o conjunto dessas ações transforme Cruzeiro em um polo atrativo para o turismo histórico, cultural e ferroviário.