Defesa Civil alerta para umidade do ar abaixo de 30% em Taubaté neste fim de semana

O tempo seco favorece o ressecamento da pele, dos olhos e das vias respiratórias, podendo agravar quadros de doenças crônicas, como rinite, asma e bronquite.


A população de Taubaté deve redobrar os cuidados com a saúde neste fim de semana. A combinação entre uma massa de ar seco, ausência de chuvas e sol predominante deve provocar queda acentuada na umidade relativa do ar entre sábado (26) e domingo (27), segundo a Defesa Civil do município.
 
 
De acordo com dados da Somar Meteorologia, a umidade pode atingir níveis próximos dos 20%, patamar considerado crítico e com risco à saúde pública. O índice está bem abaixo do nível de atenção, que é de 30%, e exige medidas preventivas, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
 
Ainda segundo o levantamento, a média de umidade registrada em Taubaté entre os dias 3 e 29 de julho foi de 49%, o que já exige cuidados. Com a nova previsão para o fim de semana, o alerta se intensifica. O tempo seco favorece o ressecamento da pele, dos olhos e das vias respiratórias, podendo agravar quadros de doenças crônicas, como rinite, asma e bronquite.
 
A Defesa Civil orienta os moradores a manterem-se bem hidratados, evitarem exercícios físicos nas horas mais quentes do dia e buscarem ambientes ventilados ou com uso de umidificadores. Também é importante aumentar os cuidados com o público mais vulnerável, como crianças pequenas e idosos, que são mais afetados por essas condições.
 
Em caso de emergência, a Defesa Civil de Taubaté pode ser acionada a qualquer momento pelo telefone 199 ou pelo número (12) 3629-3975.