A EDP, distribuidora de energia no Alto Tietê, em parceria com a ONG Moradigna, iniciou a reforma de 30 residências na comunidade de Miguel Badra, conhecida como Portelinha, em Suzano (SP). O projeto, que prevê investimento de aproximadamente R$ 345 mil, tem como foco principal a melhoria da infraestrutura elétrica dos imóveis, garantindo mais segurança, eficiência energética e melhores condições de moradia para as famílias beneficiadas. A previsão é que as obras sejam concluídas até dezembro deste ano.
Além das reformas estruturais, a iniciativa também busca conscientizar os moradores sobre o uso eficiente da energia. Em agosto, foram realizadas oficinas comunitárias abertas, nas quais os participantes aprenderam sobre redução de consumo, leitura da conta de luz e segurança elétrica. Já em novembro, as famílias contempladas com as melhorias terão oficinas individuais para discutir hábitos de consumo consciente, de acordo com suas realidades específicas.
Segundo Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, a ação integra a estratégia da empresa de promover uma transição energética inclusiva:
"Buscamos incluir as comunidades na nossa área de atuação nas nossas ações de transição energética, visando ampliar o acesso à energia renovável e promover conscientização, eficiência, economia e segurança. Acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para garantir uma transição energética justa em um país cuja matriz já é majoritariamente renovável", destacou.
O processo de seleção das famílias começou em julho, a partir de um diagnóstico social e técnico conduzido pela EDP e pelo Moradigna. Foram priorizadas moradias em maior vulnerabilidade social, com baixa renda e situação cadastral irregular. O interesse dos moradores em regularizar o imóvel também foi considerado no processo.
Nos últimos anos, a parceria entre EDP e ONG Moradigna já promoveu melhorias em diferentes comunidades. Em 2024, por exemplo, foram realizadas intervenções em Jabaeté, Vila Velha (ES), que permitiram a instalação de energia solar em instituições sociais. Também, por meio do Prêmio EDP nas Escolas, instituições de ensino no Rio Grande do Sul e Paraíba foram revitalizadas, ampliando o acesso a ambientes mais seguros e sustentáveis.