A EDP promove entre os dias 17 e 23 de outubro, em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá, ações de conscientização para os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil. A Blitz de Segurança, que percorrerá canteiro de obras das cidades, faz parte da campanha de segurança da companhia e marca o Dia do Trabalhador da Construção civil, comemorado em 26 de outubro.
Um veículo adaptado da EDP estará em circulação pelos canteiros de obras dos quatro municípios do Vale, reforçando orientações de segurança para evitar acidentes com as redes elétricas. O veículo consegue simular situações de risco vivenciadas na prática por estes profissionais, com um poste, um transformador e cabos de alta tensão. Os trabalhadores serão convidados a participar de uma experiência para aprender, na prática, que acidentes com a rede elétrica podem acontecer até mesmo quando se chega perto da fiação. Além disso, serão entregues folhetos com informações e dicas de segurança para quem estiver presente.
"A segurança é o valor mais importante para a EDP e estar presente nas comunidades de sua atuação, realizando ações que contribuam ativamente para minimizar riscos e ampliar o conhecimento sobre o comportamento seguro com energia elétrica, é uma forma concreta de transformação social por meio da educação e informação de qualidade", reforça Stevon Schettino, gestor de operação da EDP.
O número de ocorrências com ferimentos e mortes em todo o país envolvendo trabalhadores da construção civil chama a atenção. O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, edição de 2024, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostra que profissionais das áreas de construção e manutenção lideram os indicadores de mortes provocadas por acidentes na rede elétrica, alcançando 17,1% (115 óbitos) do total de registros, já que frequentemente trabalham próximos às redes elétricas e, muitas vezes, sem a devida proteção.
Com isso, para contribuir com um ambiente de trabalho seguro, é necessário a contratação de profissionais qualificados, o uso de materiais certificados e a elaboração de projetos elétricos. É importante também nunca permitir trabalhos próximos à rede elétrica energizada sem a avaliação prévia de riscos pelos responsáveis técnicos.
No ambiente externo, uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as obras e instalação de estruturas é o toque ou a proximidade de ferragens ou ferramentas com a rede de distribuição de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis e também durante a pintura de fachadas usando rolos de pintura com cabo extensor. Para que o acidente aconteça, não há necessidade de se tocar a fiação. A aproximação com a rede já traz riscos de acidentes graves e queimaduras.
Confira abaixo algumas dicas para que os serviços sejam executados em conformidade com as normas de segurança:
Capacitação e formação: Toda obra deve ter um responsável técnico, que vai supervisionar todos os detalhes e minimizar riscos;
Normas de segurança: Conheça e cumpra todas as normas de segurança elétrica e regulamentações específicas.
Planejamento e sinalização: Planeje a obra com antecedência e analise quais são os possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e proximidade da rede elétrica. Use sinalização para alertar sobre áreas de risco elétrico;
Identificação de fios e cabos: Antes de iniciar qualquer atividade com instalação elétrica interna, identifique os fios e cabos elétricos. Use etiquetas e cores padronizadas para facilitar o reconhecimento.
Equipamento de Proteção Individual (EPI): Use EPI, como luvas isolantes, capacetes, óculos de segurança e botas com sola de borracha, para proteger-se contrachoques elétricos e outros riscos.
Redobre a atenção: Cuidado com rolos, bastões de pintura e andaimes. Atenção para não esbarrar nos fios na hora de pintar a fachada. Além disso, antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, arames, calhas, certifique-se de que não há risco de encostar na rede elétrica.