Embraer entrega terceira aeronave KC-390 à Força Aérea Portuguesa e inicia campanha de testes do A-29N 

A ocasião foi marcada por um voo histórico em formação com as duas aeronaves.


A Embraer, uma das líderes globais na indústria aeroespacial, e a Força Aérea Portuguesa (FAP) celebram dois marcos importantes para os programas KC-390 Millennium e A-29N: a entrega da terceira aeronave KC-390 para a FAP e o início da campanha de testes em voo do A-29N. A ocasião foi marcada por um voo histórico em formação com as duas aeronaves.
 
 
O terceiro KC-390 integra um acordo entre a Embraer e o governo de Portugal para a aquisição de seis aeronaves, com dez opções de compra adicionais disponíveis para aliados europeus e membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Já o A-29N faz parte de uma encomenda feita em 2024 para 12 unidades, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante do Super Tucano, desenvolvida de acordo com os requisitos da OTAN.
 
"Reconhecer o rápido e constante progresso de ambos os programas nos dá uma sensação de realização e grande satisfação, que nos permite prosseguir com a visão de ter uma Força Aérea mais moderna, capaz e interoperável. A entrega do terceiro KC-390 aumentará nossa capacidade operacional e, simultaneamente, consolidará a experiência na aeronave, rumo ao atingimento da Capacidade Operacional Plena e estabelecerá novas fronteiras na utilização desta plataforma. O lançamento da campanha de ensaios em voo do A-29N demonstra que estamos em um bom caminho para obter uma plataforma diferenciada, com uma configuração idealizada pela Força Aérea Portuguesa, que comprovará sua capacidade em treinamento avançado e utilização operacional", afirmou o Major-General João Nogueira, Diretor do Programa KC-390 da FAP.
 
"Estamos orgulhosos de contribuir de forma efetiva para melhorar as capacidades operacionais da FAP com o KC-390 e o A-29N. Esta entrega e o voo conjunto representam marcos importantes que refletem nosso compromisso em apoiar Portugal na área da defesa com soluções eficientes e inovadoras, sempre apoiadas na nossa sólida parceria de longa data", declarou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
 
Com capacidade para transportar até 26 toneladas, o KC-390 Millennium supera outras aeronaves de transporte militar de médio porte em carga útil, além de voar mais rápido (470 nós) e com maior alcance. A aeronave é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias, inclusive operando em pistas temporárias ou não pavimentadas. O KC-390 também pode ser configurado com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), atuando tanto como reabastecedora quanto como receptora.
 
Projetado para atender integralmente aos padrões da OTAN, o KC-390 já foi selecionado por países como Hungria, Holanda, Áustria, República Checa, Suécia, Eslováquia e Lituânia. No total, 11 países, incluindo Brasil e Coreia do Sul, optaram por essa aeronave de nova geração.
 
Já o A-29 é uma aeronave versátil e comprovada, com capacidade para executar uma ampla gama de missões, como apoio aéreo tático, patrulha, operações especiais, interdição aérea, controle aéreo avançado (FAC), coordenação tática (TAC), reconhecimento, vigilância de fronteiras e treinamento - desde o básico até o avançado, incluindo transição para caças de superioridade aérea.
 
A versão A-29N contará com aviônicos avançados e sistemas de comunicação específicos para a OTAN, além de outros recursos adaptados às exigências operacionais da aliança.