Equipe de Equoterapia Cavalgar faz história com 8 paratletas no 48º Campeonato Nacional da ABQM

Delegação de Pindamonhangaba destaca inclusão, superação e sucesso em competições nacionais


Sob a coordenação da paratleta Stefania Apolinário, a equipe da Associação de Equoterapia Cavalgar, de Pindamonhangaba/SP, fez história em seu quarto ano consecutivo no 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha), realizado em Araçatuba/SP.

Desde o início do projeto em 2021, quando a equipe contava com apenas dois paratletas, a Cavalgar cresceu e, em 2024, se tornou a maior delegação de paratletas do campeonato, representando o esporte e a força da inclusão, da superação e da transformação social através do cavalo.

O paratleta, fundador e presidente da Associação, Jeferson Carlos de Oliveira, também é destaque como treinador e equitador.

A trajetória começou com o paratleta Alexandre Porto dos Reis, campeão nacional no 44º Campeonato da ABQM em 2021. Em 2023, Luis Fernando dos Santos conquistou o 3º lugar no 46º Campeonato Nacional. Em 2024, a equipe recebeu mais dois paratletas, e Cláudio Donizete conquistou títulos de Campeão e Vice-Campeão em sua categoria.

Atualmente, a Cavalgar conta com 8 paratletas ativos, que trouxeram 6 troféus para Pindamonhangaba:

  • 2º lugar - Handicap 0: Cláudio Donizete

  • 3º lugar - Handicap 1: Antonio

  • 1º e 2º lugar - Handicap 3: Marsal Lemes

  • 2º e 3º lugar - Handicap 4: Jeferson Carlos de Oliveira

Cada paratleta participa com adaptações personalizadas, definidas após avaliação funcional feita por fisioterapeutas, considerando suas condições motoras, cognitivas e de equilíbrio. Essa avaliação garante classificações justas nos Handicaps, respeitando limitações e habilidades individuais.

A coordenadora homenageou os cavalos essenciais para o projeto: Magic Del Ranch, Tux Corona e Missin For Cash, reconhecendo a coragem, sensibilidade e inteligência que formam os conjuntos perfeitos com os atletas.

"Mais importante que os troféus é proporcionar inclusão social através do cavalo, um animal inteligente e símbolo de força e liberdade", destaca Stefania.