Finalmente chegou o tão esperado 13º salário e com ele vem aquela dúvida: como aproveitá-lo da melhor forma? De acordo com Matheus Bortone, docente da área de gestão e negócios do Senac Pindamonhangaba, a resposta adequada é "planejamento financeiro". Cada família tem particularidades financeiras e são essas características que vão orientar como aplicar esse recurso extra no final do ano.
"Antes mesmo de saber o que fazer com esse salário, temos que conhecer o nosso orçamento familiar, o quanto recebemos e o quanto gastamos durante o mês todo, considerando os gastos fixos, como água, luz, gás, aluguel, financiamento, além de despesas variáveis, sendo elas passeios, roupas e transporte. Em caso de dívidas atrasadas, priorize o pagamento delas", orienta o especialista.
Na avaliação de Matheus, mais do que nunca o foco neste ano será economia, pois o mundo inteiro vive um período atípico, com alta taxa de desemprego e elevação no preço dos bens de consumo. Nesse contexto, a recomendação é pensar duas vezes antes de investir em viagens de férias ou em presentes caros para a reunião em família, sem esquecer que o momento ainda requer isolamento social. A dica é priorizar as necessidades.
"Início de ano é uma verdadeira batalha para pagar os impostos (IPTU e IPVA), matrícula e material escolar. Se a família não tiver dívidas, o 13º pode ser guardado para ajudar nessas despesas. Na hora de comprar o material escolar, pode até parecer uma má ideia levar a criança junto, mas não esqueça que a educação financeira deve começar desde criança, favorecendo o diálogo, a conscientização sobre preços e limite de gastos", complementa Matheus.
Gestão e finanças
Para os interessados em conhecer mais ou atuar na área de gestão e negócios, o Senac Pindamonhangaba está com inscrições abertas para os cursos Assistente de Recursos Humanos, Recepcionista, Assistente de Marketing e Vendas, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Contábeis, Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Administração.
Em decorrência da crise causada pela pandemia do coronavírus, a unidade oferece desconto promocional de 30% em cursos técnicos, livres e idiomas até dezembro de 2021. No período mencionado, as aulas poderão ser iniciadas remotamente.