Pindamonhangaba recebeu aprovação do Ministério das Comunicações para implantar canais públicos de televisão no município. As estruturas previstas para instalação de equipamentos de transmissão e captura de sinais via satélite foram previstas após inspeção técnica realizada pelo Governo Federal.
A avaliação ocorreu em dezembro de 2025 e integra o Programa Brasil Digital, coordenado pela Empresa Brasil de Comunicações (EBC). Durante a vistoria, técnicos do Ministério analisaram as instalações do Pico do Itapeva, onde estão localizadas a torre e o abrigo para transmissão dos sinais, além de realizadas na sede da Prefeitura e na Câmara Municipal.
De acordo com o relatório técnico elaborado ao município na última semana, tanto a Prefeitura quanto a Câmara apresentam condições para receber as antenas parabólicas responsáveis ??pela captação dos sinais dos canais públicos de TV. O documento traz a assinatura de aprovação e aponta apenas ajustes pontuais a serem executados.
Entre as etapas restantes estão a implantação de internet por fibra óptica, a construção das bases de fixação das antenas parabólicas e o aterramento da torre e do abrigo. Com essas adequações, o Ministério das Comunicações resultará na produção dos transmissores que serão destinados ao município.
Os trabalhos de fiscalização foram acompanhados por representantes da Prefeitura e da Câmara , além de equipes da Secretaria de Serviços Públicos, que forneceram informações técnicas sobre a infraestrutura local.
O secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, afirmou que a implantação dos canais públicos permitirá ampliar a divulgação de conteúdos educativos, serviços de utilidade pública e benefícios institucionais. Segundo ele, a iniciativa fortalece a transparência e o acesso da população às ações do município.