Após muitos anos sem uma programação de grande porte, Ubatuba voltou a receber uma série de shows que foi além da diversão. O Festival Ubaterá, realizado por meio de parceria entre o setor público e a iniciativa privada, levou música ao público e também incentivou a solidariedade, ao permitir a entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
Ao longo das nove apresentações, o festival atraiu quase 300 mil pessoas e resultou na arrecadação de aproximadamente 10 toneladas de alimentos, que agora estão sob responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do município.
Segundo a presidente do órgão, Tatiana Mansur, todo o material arrecadado passará por uma triagem para verificação da validade e separação por tipo, o que vai permitir a montagem de kits destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os alimentos serão distribuídos a pessoas acompanhadas por serviços como Cras, Creas, Secretaria de Saúde e núcleos especializados de atendimento, além de instituições parceiras, como casas de apoio a pacientes em recuperação e lares de idosos.
Tatiana destacou ainda a importância da participação da população. De acordo com ela, o Fundo Social depende diretamente de doações para ampliar o atendimento. Quanto maior a adesão da comunidade, maior o número de pessoas beneficiadas pelas ações do órgão.