Fiscalização do Detran-SP autua motoristas por embriaguez ao volante em operações na região

No Vale do Paraíba, a operação ocorreu em Pindamonhangaba e Taubaté.


Operações realizadas na última semana pelo Detran-SP registraram 26 recusas ao teste do bafômetro e cinco autuações por direção sob efeito de álcool em dois municípios da região. As blitze abordaram 1.206 veículos e fazem parte de uma força-tarefa estadual para reduzir acidentes causados pela combinação de álcool e direção.
 
 
A recusa ao teste do bafômetro, assim como dirigir sob efeito de álcool com índice de até 0,33 mg/L no etilômetro, são infrações gravíssimas segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Em ambos os casos, o condutor é multado em R$ 2.934,70 e tem o direito de dirigir suspenso. Se houver reincidência em até 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40.
 
Nos casos em que o motorista apresenta índice a partir de 0,34 mg/L, a infração passa a ser considerada crime de trânsito. Além da multa e da suspensão da CNH, o condutor é levado à delegacia e pode ser condenado a pena de seis meses a três anos de prisão, conforme a Lei Seca.
 
Em todo o estado, as ações ocorreram em 30 municípios, incluindo Pindamonhangaba e Taubaté, e resultaram na fiscalização de 21.596 veículos. Foram aplicadas 467 penalidades: 451 por recusa ao bafômetro, 14 por direção sob efeito de álcool e duas por crime de trânsito.