A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre, na próxima segunda-feira (15), as inscrições para o curso de História da Arte Ocidental, que acontecerá no Museu Municipal de São José dos Campos.
As inscrições, que se encerram no dia 26 de setembro, serão feitas exclusivamente pelo aplicativo São José Viva. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos. A confirmação da matrícula se dará pela ordem de inscrição.
As aulas terão início no dia 6 de outubro, às 19h, e serão ministradas pelo professor Guilherme Tosetto, pesquisador e curador independente, doutor em Belas Artes pela Universidade de Lisboa, mestre em Multimeios pela Unicamp, especialista em Fotografia e graduado em Comunicação Social pela Universidade de Londrina. Atualmente, ele é professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
O curso proporcionará uma imersão nos principais movimentos, estilos e obras que moldaram a arte ocidental, desde as primeiras civilizações até a contemporaneidade. Além de referências visuais, haverá análise crítica de obras influentes e discussões sobre como as transformações culturais e sociais impactaram a produção artística ao longo dos séculos.
Temas abordados: - Introdução à História da Arte e as Origens da Arte Ocidental - A Arte Clássica - Grécia e Roma - A Arte Medieval - O Renascimento na Itália - O Renascimento no Norte da Europa - O Barroco e o Rococó - O Neoclassicismo e o Romantismo - O Realismo e o Impressionismo - As Vanguardas do Século XX - A Arte Moderna e Contemporânea