Geraldo Alckmin participa da entrega de nova fase de investimento para Novelis em Pindamonhangaba

A cerimônia marcou a conclusão da segunda fase do investimento anunciado em abril de 2022.


A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, anunciou nesta sexta-feira (23) a entrega de uma nova etapa das obras previstas no plano de investimento de R$ 450 milhões em sua unidade de Pindamonhangaba. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, além de autoridades locais como o prefeito Ricardo Piorino.
 
 
A cerimônia marcou a conclusão da segunda fase do investimento anunciado em abril de 2022. A etapa mais recente envolveu melhorias importantes na confiabilidade da planta, com a duplicação de equipamentos, como uma nova faceadeira e um novo motor para o laminador a quente, além da implantação de uma nova linha de embalagem e expansão da área de armazenagem.
 
A primeira fase foi entregue em março de 2023, com a inauguração de um Centro de Inovação em São José dos Campos. A terceira e última fase, em andamento, vai ampliar a capacidade de laminação da unidade de 720 mil para 750 mil toneladas por ano, com a aquisição de um novo forno e tecnologias voltadas à produtividade.
 
Considerada o maior Complexo Integrado de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo, a planta de Pindamonhangaba é referência global em circularidade do metal, com capacidade de reciclagem de 500 mil toneladas ao ano. A Novelis também é responsável pela reciclagem de cerca de 20 bilhões de latas por ano, além de materiais como panelas e aerossóis, ações que evitam a emissão de milhões de toneladas de CO?.
 
"A Novelis é uma empresa referência em qualidade de vida, meio ambiente, sustentabilidade e geração de empregos para nossa cidade. Parabenizamos a empresa pelos investimentos e participamos com alegria desse momento ímpar em sua trajetória de 48 anos em Pindamonhangaba", destacou o prefeito Ricardo Piorino.
 
De acordo com a presidente da Novelis América do Sul, Roberta Soares, o investimento fortalece a atuação da empresa no atendimento ao mercado do Mercosul. "Reforça a confiabilidade dos nossos processos, otimiza a performance e amplia a produtividade da fábrica", afirmou. Ela destacou ainda que, nos últimos 12 anos, a companhia já investiu cerca de R$ 7 bilhões no país.