O Governo do Estado de São Paulo ativou um gabinete de crise a partir desta segunda-feira (29) para coordenar ações de prevenção e resposta dos municípios diante da previsão de chuvas fortes durante o feriado de Ano Novo.
Segundo a Defesa Civil, neste sábado (27) e domingo (28) a previsão indica chuvas dentro da normalidade. No entanto, entre os dias 29 e 30, há risco de temporais, com volumes entre 20 e 50 milímetros por dia, além de ventos fortes, trovoadas e possibilidade de granizo.
Para o dia 31, a expectativa é de muito calor e tempo abafado, com ocorrência de pancadas isoladas de chuva. Já no dia 1º de janeiro, a chegada de uma frente fria deve intensificar as chuvas na faixa leste do estado, com acumulados que podem chegar a 60 milímetros.
No dia 2, o Litoral Norte entra em alerta máximo, com previsão de até 100 milímetros de chuva e rajadas de vento. O alerta permanece no dia 3, com aumento das precipitações também no oeste paulista.
Para o dia 4, o retorno do feriado deve ser marcado por chuvas intensas, com volumes entre 50 e 100 milímetros no interior, na Região Metropolitana de São Paulo e no litoral, além de ventos fortes, trovoadas e risco de granizo.