Governo de São Paulo libera uso de máscaras em locais abertos

O uso permanece obrigatório em transportes públicos e em todos os ambientes fechados


Nesta quarta-feira (09), o Governador João Doria anunciou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do estado de São Paulo. O uso permanece obrigatório em transportes públicos e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios. 

O decreto assinado por Doria foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado, e tem efeito imediato. Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

A decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês.

"A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida", afirmou Doria. "É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão", reforçou o Governador.

"Nós estamos muito além da vacinação de muitos países. Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de 37,6%. Nos últimos 30 dias, nós tivemos queda de 54% no número de casos, as internações caíram 76% e o número de óbitos foi 56% menor", afirmou o Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn. "É com segurança que vamos continuar protegendo a vida, mas precisamos que as pessoas continuem se vacinando", finalizou.