O Governo do Estado de São Paulo publicou o edital de concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), que define as regras para a escolha da empresa responsável pela revitalização e operação da ferrovia. A concessão tem como objetivo reativar a estrada de ferro como complexo turístico e valorizar seu patrimônio histórico, contribuindo para o desenvolvimento da Serra da Mantiqueira.
De acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o projeto está orçado em R$ 315 milhões e prevê a modernização e manutenção dos 47 quilômetros de extensão da ferrovia, que liga Campos do Jordão a Pindamonhangaba. O plano inclui estações, trens históricos e demais estruturas necessárias à operação.
Entre as intervenções previstas está a reabertura do Parque Reino das Águas Claras, em Pindamonhangaba, com acesso gratuito ao público, além da ampliação de espaços de lazer. O edital também propõe a criação de uma trilha cicloviária turística, paralela ao traçado da ferrovia, entre a estação de Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal, e a região central de Pindamonhangaba, com foco no incentivo ao cicloturismo.
A empresa concessionária deverá ainda restaurar o bondinho, a Maria-fumaça, vagões e trens históricos, além de retomar passeios em dois trechos: um na área urbana de Campos do Jordão e outro ligando a estância a Santo Antônio do Pinhal. O edital também determina a preservação de patrimônios históricos, como a Parada Damas, em Capivari, e a sede administrativa, em Pindamonhangaba, além da oferta de passeios educativos gratuitos para alunos da rede pública.
Prefeito defende uso do bondinho como transporte público
Durante audiência pública realizada em maio de 2025, em Campos do Jordão, a possibilidade de utilização do bondinho como transporte público foi um dos principais temas debatidos. Na década de 1980, a ferrovia era usada pelos moradores como meio de locomoção entre o Recanto São Cristóvão e a Vila Capivari, com paradas ao longo do trajeto.
No edital, essas paradas estão previstas apenas para fins turísticos. Mesmo assim, o prefeito Carlos Eduardo (Caê) afirmou que pretende dialogar com a empresa vencedora para viabilizar o uso do bondinho pelos moradores durante a semana. "Vamos conversar com a empresa que assumir a concessão para que, além do turismo, o munícipe possa utilizar o bonde como transporte entre o portal e Capivari", disse.
Leilão ocorre no aniversário da cidade
As empresas interessadas na concessão devem entregar as propostas até 24 de abril. O leilão será realizado no dia 29 de abril, na Bolsa de Valores de São Paulo, data em que Campos do Jordão completa 152 anos.
A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada em 1914, inicialmente para facilitar o acesso à estância, que no início do século 20 era referência no tratamento da tuberculose. A partir da década de 1970, a ferrovia passou a ter uso predominantemente turístico.