Hmut amplia capacidade e inaugura novos leitos de UTI adulto em Taubaté

Hospital Municipal Universitário já soma 20 leitos de terapia intensiva e registra avanços estruturais e assistenciais desde o início de 2025


O Hmut (Hospital Municipal Universitário de Taubaté) inaugurou mais três leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) adulto, ampliando a oferta de vagas em 10 leitos desde agosto deste ano.

Antes, a unidade contava com 10 leitos, e com a inauguração das novas vagas o espaço passa a oferecer 20 leitos de retaguarda hospitalar às Unidades de Pronto Atendimento de Taubaté e de outros municípios da RMVale-LN. Os leitos são destinados a pacientes em estado grave de saúde, de ambos os sexos.

A UTI adulto é um espaço de tratamento intensivo e atendimento especializado, voltado a pacientes maiores de 18 anos, com instalações equipadas com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos, bombas de infusão e equipe multiprofissional composta por médicos intensivistas, enfermeiros e outros profissionais especializados para cuidar de casos graves e críticos.

Melhorias no Hospital Municipal

Desde janeiro de 2025, a Prefeitura de Taubaté, em esforço conjunto com a Unitau (Universidade de Taubaté), vem captando recursos para investimentos na estrutura e no custeio das operações do Hmut.

O hospital, que enfrentou dificuldades financeiras e reduziu serviços como consultas, exames e cirurgias desde 2022, iniciou uma retomada gradual no atendimento à população. Desde o início do ano, realiza mutirões de ultrassonografia e tomografia com contraste para pacientes com suspeita de diagnóstico oncológico.

A Prefeitura e a Organização Social gestora do Hmut seguem em tratativas para obras de manutenção e ampliação do número de leitos, além de planejar a expansão do atendimento ambulatorial de especialidades e a retomada das cirurgias eletivas, ações fundamentais para garantir o acesso da população a diagnósticos e tratamentos essenciais.

Em julho, o Hmut inaugurou a nova UTI neonatal, fortalecendo a assistência aos recém-nascidos em estado crítico.

Outro avanço foi a ampliação das tomografias. Entre janeiro e setembro de 2025, o número de exames de imagem triplicou: foram 5.908 tomografias realizadas, contra 1.610 em 2024, um aumento de quase 270%, que reflete diretamente na qualidade e agilidade dos atendimentos prestados à população.