Hospital de Clínicas de São Sebastião realiza captação de múltiplos órgãos

Essa é a segunda vez, depois de 20 anos, que hospital realiza o procedimento


O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) realizou captação de múltiplos órgãos, pela segunda vez no município, após quase 20 anos, na madruga da sexta-feira (3).  
 
O procedimento só foi possível graças ao gesto de solidariedade de uma mulher de 54 anos, diagnosticada com morte cerebral, e seus familiares que autorizaram a doação de córneas, rins e fígado, beneficiando pelo menos cinco pacientes que esperam na fila por um transplante.
 
"Estamos descansados e com a alma leve por ter cumprido essa tarefa. Agradeço a todos da Secretaria de Saúde, a equipe da Unifesp, que se mostrou incansável e, demais pessoas que ofereceram o apoio necessário para que isso fosse possível", destacou o diretor Clínico do HCSS, Dr. Leonel Nulman Szterling.   
 
Os órgãos foram captados pela equipe médica do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ligado ao Hospital São Paulo, com apoio técnico de anestesista, instrumentadora e enfermagem do HCSS. 
 
Investimentos
 
O Hospital de Clínicas tem recebido atenção especial da administração do prefeito Felipe Augusto. "O projeto de revitalização da unidade de saúde já contemplou a reforma completa do Centro Cirúrgico, com importantes mudanças estruturais nas instalações", considerou o prefeito.
 
O HCSS também recebeu significativas melhorias na ala pediátrica, Central de Material Esterilizado (CME) e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com a aquisição de equipamentos de ponta e teve um investimento estimado em R$ 152.389, além de nova cozinha e refeitório, informou o prefeito Felipe Augusto.