Hospital Universitário de Taubaté inicia campanha Agosto Dourado com foco na amamentação

Iniciativa promove rodas de conversa, apoio individual às mães e reforça importância do leite materno para a saúde dos bebês


O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sob gestão do Grupo Chavantes, iniciou a campanha Agosto Dourado - mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Ao longo de agosto, a maternidade intensificará ações educativas e de acolhimento para gestantes e puérperas internadas na unidade.
 
 
A campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde e reforça o compromisso do hospital com o cuidado integral às mães e aos bebês. Entre as atividades estão rodas de conversa, orientações individuais e palestras voltadas também aos colaboradores dos blocos materno, cirúrgico, do pronto-socorro ginecológico e obstétrico e do Posto de Coleta de Leite Humano.
 
Apoio que faz a diferença
 
Uma das puérperas beneficiadas pela ação é Bruna Thayná Ferreira da Silva, de 23 anos. Ela teve dificuldades para amamentar a filha recém-nascida, Laís, e conta que só conseguiu sucesso com a ajuda da técnica de enfermagem Clélia Silvéria dos Santos, do Banco de Leite do HMUT.
 
"O leite estava demorando para descer e o pouco que vinha não saciava a bebê. Mas a Clélia fez massagem, deu dicas e foi mágico. No dia seguinte, o leite veio. Ela fez a diferença para mim, para nós", disse Bruna.
 
A "Fada do Leite"
 
Clélia é reconhecida em Taubaté e região pela atuação no incentivo à amamentação. Com carisma e escuta sensível, ela ajuda mães nos primeiros dias com orientações práticas, como a posição correta da auréola, uso de sutiãs adequados, automassagem nos seios e cuidados com água quente.
 
"Eu amo meu trabalho, amo estar aqui e fazer o que faço. Cada mãe que eu ajudo é uma experiência única para mim", afirma a profissional, carinhosamente apelidada de "Fada do Leite".
 
Doação de leite materno
 
O incentivo à amamentação também tem reflexos na solidariedade: puérperas atendidas pelo HMUT doam, em média, 9 litros de leite por mês, que são destinados a recém-nascidos internados na UTI Neonatal da unidade.
 
Capacitação e sensibilização
 
Entre os dias 15 e 22 de agosto, as mães internadas no hospital receberão orientações individuais, com o tema "Priorizar a amamentação é cuidar de vidas e do planeta". Também será promovida a palestra "Amamentar é Cuidar: Capacitação para o Suporte Humanizado do Aleitamento Materno".
 
Importância da amamentação
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno protege o bebê contra diarreias, infecções respiratórias, alergias, e ainda reduz o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Para a mãe, diminui o risco de hemorragia pós-parto e câncer de mama, ovário e colo do útero, além de fortalecer o vínculo com o bebê.
 
A presidente do Grupo Chavantes, Dra. Letícia Bellotto Turim, reforça que a campanha vai além da conscientização. "O aleitamento materno é um dos pilares da saúde infantil e um compromisso permanente do HMUT. Nosso objetivo é garantir que todas as puérperas tenham o suporte necessário para amamentar com segurança e confiança", afirma.