Ilhabela vai receber Festival Cecília Viva 2026 com grandes nomes da música brasileira

Música experimental, lendas do samba-jazz e pesquisa sonora marcam a nova edição do festival.


Um dos destinos mais procurados do Litoral Norte paulista, Ilhabela, será palco de uma experiência musical inédita no próximo dia 31 de janeiro. O Teatro Baía dos Vermelhos - espaço cercado pela Mata Atlântica e com vista privilegiada para o mar - recebe a edição 2026 do Festival Cecília Viva, que reunirá artistas consagrados da cena independente e experimental do país, como Metá Metá, Azymuth, DJ Nuts e Rakta.

O evento marca a primeira vez do festival fora das metrópoles. Criado pelo Cecília Cultural em 2018, o projeto já é reconhecido como um dos pilares da música independente paulistana. Para o próximo ano, o festival acontece em parceria com a PURPLE Produções, com a proposta de aproximar o público do litoral de uma programação artística que raramente chega à região.

"Queremos levar ao Litoral Norte um tipo de evento que praticamente não chega por aqui", explica Renato Joseph, fundador da Cecília Cultural. Segundo ele, a proposta do festival é unir natureza e música em uma experiência imersiva. "A força da música e da atmosfera do lugar cria uma conexão íntima com cada apresentação", afirma.

Atrações

A edição 2026 traz uma curadoria que valoriza o experimentalismo, o encontro de ritmos brasileiros e o protagonismo de artistas consagrados e emergentes:

Metá Metá (SP) - Trio formado por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França. Juntos, apresentam influências afro-brasileiras, improvisação, peso e lirismo. Thiago França também é fundador do bloco paulistano Charanga do França.

Azymuth - Lenda do samba-jazz-funk brasileiro, a banda é responsável por clássicos como Linha do Horizonte e Jazz Carnival, que levaram seu som aos palcos internacionais desde a década de 70.

DJ Nuts - Especialista em brasilidades, grooves, cultura de vinil e pesquisa musical, já colaborou com Marcelo D2, Elza Soares, Criolo e outros grandes nomes da música.

Rakta - Misturando post-punk, noise, psicodelia e ritualismo, o trio retorna após apresentações marcantes em 2025. Reconhecida por turnês independentes pela América Latina, Europa e EUA.

Test - Ícone do grindcore experimental brasileiro, o duo já tocou em ruas, praças e abriu turnês de grupos como Napalm Death.

Carol Ueno (DJ) - Pesquisadora musical que explora brasilidades contemporâneas, afro-latinas e soul.

Bazuros - Banda paulistana que mistura cúmbia, punk, psicodelia e ritmos latino-americanos em apresentações cheias de improviso e energia.

Com essa seleção, o festival promete unir escuta atenta, descoberta musical e convivência artística em um ambiente único.

Ingressos

As vendas começam em 8 de dezembro, a partir de R$ 360 (inteira), pela plataforma Meaple.

Serviço - Festival Cecília Viva 2026

Teatro Baía dos Vermelhos - Ilhabela (SP)
31 de janeiro de 2026