Inaguração do projeto Verão no Clima 2020 encerra agenda de autoridades estaduais em Ubatuba

Resíduos, saneamento e educação ambiental foram temas discutidos nos dias 10 e 11


O prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD), e o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, receberam nos dias 10 e 11 de janeiro o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

A comitiva de autoridades reuniu representantes do conjunto de diferentes órgãos ambientais, como a Fundação Florestal, o comando da Polícia Ambiental, a Cetesb, a Sabesp e representantes da sociedade civil.

A agenda incluiu uma reunião com a comunidade da Vila Picinguaba e visita à Ilha das Couves. Na pauta, a avaliação dos primeiros dias de funcionamento do novo ordenamento turístico que definiu regras de visitação à Ilha das Couves, inserida no contexto de proteção ambiental sob gestão da Fundação Florestal/APA Marinha-LN.

"O resultado foi bastante elogiado, pois além de melhorar a qualidade ambiental diminuindo o impacto do turismo na ilha, houve poucos casos de não cumprimento das normas de acesso e transporte de passageiros", destacou Guilherme Adopho. O secretário municipal informou que outro tema abordado na conversa com a população de Picinguaba foi o compromisso do governo estadual com o apoio ao desenvolvimento de projetos de gestão de resíduos sólidos e de saneamento por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba.

Verão no Clima 2020

Já no sábado, 11, o secretário estadual e sua equipe participaram da inauguração oficial do projeto Verão no Clima 2020, na praia do Perequê-Açu. A cerimônia contou com a presença de cerca de 200 pessoas. Em sua fala, Penido destacou a ênfase do projeto na educação ambiental: "O Verão no Clima é um programa de conscientização, de quanto é importante cada um cumprir seu papel de limpar resíduos sólidos, de não deixar o lixo em lugar incorreto, de dar uma destinação correta a ele. Vamos dar o exemplo e cuidar do nosso meio ambiente".

Além do Perequê-Açu, as atividades do projeto Verão no Clima acontecem também na Maranduba, sempre de sexta a domingo, até o dia 26 de fevereiro.