Inscrições abertas para o Ensino Médio Técnico em Informática no Senac em Pinda

Setor demandará 70 mil profissionais por ano até 2024; curso tem descontos promocionais para estudantes de escolas públicas e matrículas em grupos


A área de tecnologia da informação demandará 70 mil profissionais por ano até 2024, mas o Brasil forma, anualmente, apenas 46 mil pessoas com o perfil necessário para ocupar as vagas disponíveis no setor. Os dados, divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mostram como o setor está aquecido e demanda profissionais com habilidades específicas.

Jovens do Vale do Paraíba podem acelerar a entrada profissional nesta área enquanto finalizam os últimos anos do período escolar regular por meio do Ensino Médio Técnico em Informática, curso inédito na região ofertado pelo Senac Pindamonhangaba.

"Essa área é a que mais apresenta oportunidades de trabalho e inovação, mas sobram vagas por ausência de profissionais especializados. Com essa formação que passamos a ofertar, o jovem poderá atuar em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como as do setor de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo", afirma Ana Cláudia Galhardo Palma, gerente do Senac Pindamonhangaba.

Ana Cláudia conta que o curso proporciona que os estudantes concluam o ensino médio não somente com uma profissão, mas também com um projeto de vida, além de estarem preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras. O aluno também poderá fazer um estágio profissional durante o Ensino Médio Técnico em Informática, com chances de conquistar um emprego enquanto ainda estiver estudando. 

Para facilitar o acesso de jovens estudantes ao Ensino Médio Técnico em Informática, o Senac Pindamonhangaba oferece descontos promocionais. Alunos de escolas públicas, que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental em escola municipal ou estadual, podem obter 20% de desconto no valor total do curso. Já matrículas realizadas, até outubro, por grupos de pais com filhos que estudam na mesma escola ou em escolas diferentes, terão desconto de 50% no valor da matrícula em 2019. O benefício é válido a partir da matrícula de dois alunos.

As inscrições podem ser feitas pelo Portal Senac e as aulas terão início em 27 de janeiro de 2020, das 7h30 às 12h45. A unidade terá duas turmas, com 40 vagas cada.

Preparação para o mundo do trabalho  

Ensino Médio Técnico em Informática compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa e informática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química e informática); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia e informática); e Matemática e suas Tecnologias (matemática e informática).

Além das atividades relacionadas a cada área, os alunos recebem suporte individualizado para desenvolver seu projeto de vida e carreira, em sintonia com sua história e suas vontades, e o projeto de formação profissional. Todas as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais em diversos ambientes da unidade, explorando toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos. E todos os professores possuem formação sólida e experiência profissional na área.

Ao final de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mundo do trabalho. Após o primeiro ano, ganha o título de Assistente de Suporte de Manutenção em Computadores; no segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

Ao término do Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e realizar o planejamento e a execução dos processos de manutenção de computadores, operação de redes locais de computadores e o desenvolvimento de aplicativos computacionais.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Serviço

Ensino Médio Técnico em Informática - Turma 2020

Local: Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 - Santana - Pindamonhangaba/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/ensinomedio