Inscrições para Castramóvel em São Francisco Xavier serão neste sábado

O Castramóvel passa a integrar as ações do programa Meu Pet Feliz em 2020: 1º mutirão acontece em São Francisco Xavier


As inscrições para as castrações gratuitas de cães e gatos na unidade móvel de castração do programa "Meu Pet Feliz", da Prefeitura de São José dos Campos, serão realizadas neste sábado (18), na subprefeitura de São Francisco Xavier (Rua XV de Novembro, 870), a partir das 9h.

Serão distribuídas 230 senhas por ordem de chegada, que deverão ser entregues até o limite de vagas. As castrações serão realizadas no sábado seguinte (25), das 8h às 17h, no Castramóvel que ficará estacionado no salão paroquial do distrito.

No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar RG, CPF e comprovante de endereço, para atestar idade mínima de 21 anos e que é morador na região. Poderão ser castrados até 2 animais por cadastro de CPF. Os tutores também vão assinar o termo de compromisso, que é fundamental para evitar faltas, e receberão todas as informações sobre o pré e pós-operatório dos seus pets.

Esta será o primeiro mutirão de cirurgias no Castramóvel, que passou a integrar as ações do programa Meu Pet Feliz em 2020. Agora, além das castrações gratuitas realizadas pelas clínicas credenciadas dentro do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o programa passou a contar com a unidade móvel, que visitará os bairros mais distantes.

No período de até um ano, serão ofertadas 1.200 vagas para atender, prioritariamente, famílias mais carentes e de bairros distantes, que não têm como levar seus animais para castrar no CCZ.

Apresentação

A unidade móvel veterinária será oficialmente apresentada no dia 24, sexta-feira, às 10h, na sede do CCZ (Rua George Williams, 581 - Parque Industrial), para autoridades, representantes da proteção animal, veterinários e população interessada. Em seguida, será deslocada para São Francisco Xavier.

Também neste dia estão programadas as primeiras castrações deste ano do Meu Pet Feliz no centro cirúrigico do CCZ. Estão programadas 180 cirurgias de animais inscritos na 5ª fase do programa e alguns remanescentes de etapas anteriores. Desde que foi implantado, em agosto de 2018, o programa já castrou 4.152 animais.

Requisitos para inscrição no Castramóvel em São Francisco Xavier:

Proprietário:

Residir na região contemplada do município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos
Obrigatória entrega de uma cópia de RG, CPF e comprovante de endereço
Observação: Poderão ser castrados até 2 animais por cadastro de Pessoa Física (CPF)

Animais

Orientações gerais:
Devem ser de espécie canina ou felina
Não serem utilizados para fins comerciais ou de competições
Animal em boas condições de saúde (não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes)
Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia

Gatos:
Idade entre 4 meses a 6 anos

Cães:
Devem ter idade entre 6 meses a 6 anos, com peso máximo de 25 kg

Importante:
Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros)
Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com seus animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 180 dias

Proteção Animal:
ONG's e Protetores independentes, previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, poderão inscrever 2 animais por CPF do tutor, bem como 2 animais errantes com supervisão no pós-operatório.

Taxas:
Programa 100% gratuito!
Nenhuma taxa pode ser cobrada dos inscritos para realização do procedimento cirúrgico de castração.