A partir da próxima segunda-feira (26), o INSS começará a devolver R$ 292 milhões a aposentados e pensionistas que tiveram descontos de mensalidades associativas na folha de abril.
Apesar de os descontos terem sido suspensos no fim de abril, eles ainda foram aplicados nos pagamentos realizados entre os dias 24 de abril e 8 de maio, uma vez que a folha já estava fechada. Por isso, o INSS reteve os valores e agora fará a devolução automaticamente, junto com os pagamentos dos benefícios, entre 26 de maio e 6 de junho.
Os beneficiários não precisam tomar nenhuma ação, já que a devolução ocorrerá de forma automática, seguindo o calendário habitual de pagamentos, de acordo com o valor do benefício e o último número do Número de Benefício (NB), desconsiderando o dígito verificador.
Confira as datas da devolução:
Quem ganha até um salário mínimo:
Final 1 - 26 de maio
Final 2 - 27 de maio
Final 3 - 28 de maio
Final 4 - 29 de maio
Final 5 - 30 de maio
Final 6 - 2 de junho
Final 7 - 3 de junho
Final 8 - 4 de junho
Final 9 - 5 de junho
Final 0 - 6 de junho
Quem ganha acima de um salário mínimo:
Finais 1 e 6 - 2 de junho
Finais 2 e 7 - 3 de junho
Finais 3 e 8 - 4 de junho
Finais 4 e 9 - 5 de junho
Finais 5 e 0 - 6 de junho
Mensalidades associativas antigas
Para aqueles que desejam reaver valores de mensalidades associativas antigas, será necessário informar ao INSS se não autorizou o débito em folha. O pedido deve ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pelo telefone 135.
Não é necessário enviar documentos, apenas informar se autorizou ou não o desconto. O INSS acionará a entidade responsável, que precisará comprovar a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade será obrigada a devolver os valores ao INSS, que então fará o repasso ao beneficiário, utilizando o mesmo meio de pagamento dos benefícios regulares, como conta bancária ou cartão magnético.
Atenção a golpes
O INSS alerta para tentativas de golpe. O órgão não envia mensagens com links, não liga para os segurados e não solicita dados por SMS, WhatsApp ou e-mail. As comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.