INSS irá conceder pedido de aposentadoria por tempo de contribuição através de telefone ou internet

Benefício da Previdência poderá ser solicitado sem ida a agências a partir da 2ª quinzena de fevereiro


Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que necessitam pedir a aposentadoria por tempo de contribuição não precisaram mais comparecer a postos de atendimento.

Assim como a aposentadoria por idade dos segurados urbanos, serviços como aposentadorias por tempo de contribuição e salário-maternidade poderão ser solicitados de maneira automática a partir da segunda quinzena de fevereiro. De acordo com o governo, também será possível fazer a atualização do endereço através do site do INSS.

Atualmente, o segurado precisa agendar o pedido pela Central de Teleatendimento 135 ou pela internet, e posteriormente comparecer a uma agência da Previdência Social.

Pelo novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias para ter direito ao benefício poderá entrar em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido. Pelas regras atuais, são exigidos 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos de contribuição (mulher) para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

Porém, para que a concessão do benefício seja automática, é preciso que todos os dados necessários estejam lançados na base de dados do INSS.