Taubaté está no topo do ranking da qualidade de vida na região, de acordo com Índice de Progresso Social (IPS-Brasil), ranking inédito que avaliou a realidade socioambiental dos 5.570 municípios brasileiros e foi divulgado esta semana.
Em uma escala de 0 a 100, Taubaté alcançou a nota de 66,27, ficando em segundo lugar no Vale do Paraíba, pouco abaixo da cidade de São José dos Campos, que obteve média de 66,36 pontos.
O IPS Brasil 2024 é composto por 53 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados. O índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos.
Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além das métricas tradicionais, o indicador permite comparar municípios, Estados e regiões.
No ranking divulgado na quarta-feira, dia 3, Taubaté apresentou desempenho considerado forte em itens como "abastecimento de água", "expectativa de vida", "áreas verdes urbanas", "acesso à cultura, lazer e esporte" e "empregados com ensino superior".
IPS Global
Desde 2013, o Social Progress Imperative, em colaboração entre a Fundación Avina, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Business School, divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. O cálculo desse índice, na versão de 2024, é obtido a partir de 57 indicadores.
O IPS Global oferece dados para 170 países, oferecendo insights cruciais sobre o progresso social em escala internacional.
No ano de 2024, o Brasil apresentou a pontuação 68,90 no IPS Global, ocupando a 67ª posição no ranking entre 170 países.