Jovem de Pindamonhangaba que lidera equipe de foguetes na Unicamp inspira ações de incentivo à ciência no município
Nesta semana, Luís foi recebido pela Prefeitura, em um encontro intermediado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Tecnologia, Inovação e Projetos, com apoio do vereador Magrão.
A trajetória do estudante Luís Guimarães, de 20 anos, está servindo de inspiração para novas iniciativas em Pindamonhangaba. Morador da cidade e atualmente cursando Engenharia Mecânica na Unicamp, ele lidera a equipe Antares, grupo universitário responsável pela construção de foguetes experimentais com alcance de até 3 mil metros de altitude.
Nesta semana, Luís foi recebido pela Prefeitura, em um encontro intermediado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Tecnologia, Inovação e Projetos, com apoio do vereador Magrão. O objetivo foi aproximar experiências de sucesso da juventude local com as políticas públicas de incentivo à ciência e à inovação.
"Sempre sonhei em fazer algo grande com o conhecimento que adquiri. Acredito no poder da educação para transformar realidades." disse o jovem, que já participou de diversas olimpíadas acadêmicas e vem se destacando nacionalmente no meio universitário.
A Prefeitura demonstrou interesse em firmar parcerias com empresas da região para apoiar projetos como o da equipe Antares, com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação local. Segundo o secretário Jayme Neto, a proposta é conectar estudantes, escolas, universidades e o setor produtivo para valorizar o potencial da cidade.
Além disso, Luís se colocou à disposição para realizar um ciclo de palestras em escolas públicas de Pindamonhangaba, compartilhando sua experiência e incentivando outros jovens a investirem em conhecimento e acreditarem no próprio talento.