Três adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade da Fundação CASA de Caraguatatuba começaram um curso profissionalizante voltado à área de tecnologia. A capacitação faz parte do Programa Caminho Digital, iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego que oferece formações gratuitas por meio da plataforma Escola do Trabalhador 4.0.
O primeiro conteúdo escolhido pelos jovens aborda o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio aos estudos. O módulo possui carga horária de três horas e meia e pode ser realizado no próprio ritmo de aprendizagem, já que o formato permite que cada aluno avance conforme a disponibilidade.
Após concluir essa etapa, os participantes poderão selecionar outros cursos disponíveis na plataforma, que reúne diversas capacitações relacionadas ao universo digital e tecnológico.
Os adolescentes que participam da atividade estão no último ano do ensino médio. Por isso, utilizam o período da manhã para a realização do curso e, à tarde, seguem com as atividades educacionais na unidade.
A iniciativa integra as ações da Fundação CASA voltadas à qualificação profissional dos jovens atendidos, oferecendo contato com diferentes áreas e contribuindo para a preparação para o mundo do trabalho.
De acordo com a diretora da unidade, Renata Requena, a participação em programas de capacitação amplia as perspectivas profissionais dos adolescentes e fortalece habilidades importantes para o futuro.
A presidente da Fundação CASA,Claudia Carletto, também destacou a importância da formação profissional no processo socioeducativo. Segundo ela, o acesso a cursos e novas áreas de conhecimento ajuda na construção de projetos de vida e pode contribuir para uma sociedade mais segura.