A Justiça autorizou a saída temporária de Natal para mais de 3 mil detentos da região do Vale do Paraíba . A divulgação começou nesta terça-feira (23), com a saída dos primeiros reeducandos das unidades prisionais a partir das 6h.
O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Tremembé reúne o maior número de presos beneficiados, com cerca de 2,3 mil liberações. No município, a Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como "Cadeia dos Famosos", também teve detenções autorizadas a deixar a unidade durante o período.
Entre os presos em saída temporária está Lindemberg Fernandes Alves , condenado pela morte de Eloá Pimentel, crime registrado em 2008, em Santo André, na Grande São Paulo. Ele está entre os 116 detentos liberados da Penitenciária 2.
O benefício é conceder aos presos do regime semiaberto que já cumpriram parte da pena, um sexto no caso de réus primários e um quarto para reincidentes, além de apresentarem bom comportamento dentro do sistema prisional.
Enquanto estiverem fora das unidades, os detentos deverão seguir determinações judiciais, como permanecer no endereço informado, evitar bares e locais semelhantes e respeitar o horário de recolhimento noturno.
O prazo para a reapresentação nas unidades prisionais termina no dia 5 de janeiro. Caso não retornem dentro do período previsto, os detentos serão considerados foragidos da Justiça e perderão o benefício.