Mais de 50 pessoas são salvas de afogamento nas praias do Litoral Norte no fim de 2025

Ocorrências foram registradas em Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião entre os dias 29 e 31 de dezembro, segundo o GBMar


Mais de 50 pessoas foram salvas de afogamentos nas praias do Litoral Norte de São Paulo nos últimos dias de 2025, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

De acordo com os dados, foram registradas 44 ocorrências e 57 vítimas salvas nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião entre os dias 29 e 31 de dezembro. Em Ilhabela, não houve registros de afogamento no período.

No dia 29 de dezembro, Ubatuba contabilizou sete ocorrências, com 14 vítimas salvas. Em Caraguatatuba, foi registrada uma ocorrência, com uma pessoa salva, enquanto São Sebastião teve duas ocorrências, resultando em três resgates.

Já em 30 de dezembro, São Sebastião registrou três ocorrências, com seis vítimas salvas, e Ubatuba teve quatro ocorrências, com sete pessoas resgatadas.

No dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, Caraguatatuba registrou uma ocorrência, com uma vítima salva. São Sebastião teve três ocorrências, com seis pessoas resgatadas, enquanto Ubatuba concentrou o maior número de atendimentos, com 23 ocorrências e 19 vítimas salvas.

Também no dia 31, um homem de 29 anos morreu afogado na Praia do Camburi, em São Sebastião. Segundo o GBMar, a vítima era turista e morava na capital paulista. O órgão explicou que o caso não integra o balanço, pois ocorreu durante a madrugada, fora do horário de atuação dos guarda-vidas.

O levantamento do GBMar aponta ainda que, durante o período do Natal, 48 banhistas também foram salvos de afogamento nas praias do Litoral Norte, reforçando o alerta para os riscos do mar nesta época de grande fluxo turístico.

Diante do cenário, os bombeiros reforçam orientações importantes aos banhistas, como respeitar a sinalização das praias, evitar entrar no mar em locais considerados perigosos, nadar próximo aos postos de guarda-vidas e seguir sempre as orientações dos profissionais de salvamento.