Mais de 600 produtores rurais foram beneficiados por programas da Prefeitura de Pindamonhangaba

Os trabalhos envolveram ações como fornecimento de calcário, cautela de implementos agrícolas, serviços veterinários, utilização de maquinário nas propriedades e orientações técnicas.


Com foco no fortalecimento do setor agropecuário local, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pindamonhangaba realizou mais de 600 atendimentos a produtores rurais ao longo do ano passado. Os trabalhos envolveram ações como fornecimento de calcário, cautela de implementos agrícolas, serviços veterinários, utilização de maquinário nas propriedades e orientações técnicas, com o objetivo de impulsionar a produção, gerar renda e qualificar as atividades no campo.
 
 
Entre os programas de maior destaque está o de Melhoramento Genético para a pecuária leiteira, que já beneficiou 20 produtores da cidade. Através da inseminação programada para a produção de bezerras de alto padrão, os resultados incluem aumento na produção de leite com menor número de animais, maior eficiência alimentar e mais longevidade dos rebanhos. "Esse programa é um sucesso. Traz lucratividade e sustentabilidade para a atividade leiteira", destacou o secretário Mauro Junior.
 
Outro serviço importante é o empréstimo de implementos agrícolas, como carreta, plantadeira, adubador, grade aradora e roçadeira. No total, 79 produtores foram atendidos, com aplicação de 88 toneladas de calcário para correção da acidez do solo e melhoria das condições para o plantio. Já os empréstimos de trator e retroescavadeira contemplaram 103 produtores no ano passado.
 
A prefeitura também prestou serviços veterinários a 207 produtores, que beneficiaram cerca de 1.440 animais, além de realizar a vacinação contra brucelose em 861 bezerras. Os serviços agronômicos de orientação e análise de solo atenderam outros 14 produtores, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural sustentável.
 
"Estamos neste ano de 2025 aprimorando nosso atendimento ao produtor rural para que eles consigam qualificar ainda mais suas atividades, gerar renda e melhorar sua produção", afirmou o secretário Mauro Junior.