Meios de evitar que cachorro pegue carrapato


problema dos carrapatos em cachorros é algo que persegue o juízo de qualquer pai de doguinho. Nós tentamos de tudo, desde evitar que eles entrem em locais com grama alta, até mesmo receitas com cravo e canela para afastar os insetos.

Estes, são grandes transmissores de sérias doenças e podem deixar nossos 
pequenos extremamente debilitados. Na internet, existem inúmeras dicas para evitar que seu cãozinho pegue carrapatos, algumas exageradas, outras, falhas. Por isso, resolvemos unir aqui um compilado de dicas para te ajudar!

Como proteger seu cão dos carrapatos

Sendo parasitas que se alimentam de sangue, os carrapatos procuram se alojar nas frestas e cantos, debaixo de pedras, telhas, folhas secas e afins. Quando encontram abrigo no animal, ficam debaixo de suas orelhas, focinho, pescoço e entre os dedos nas patas.

Por que?

Pela superficialidade do sangue e dos vasos sanguíneos dessas regiões, que é onde eles se alimentam!

Mas e como evitar e eliminar os carrapatos? Bem, existem 2 situações, numa, você sabe que em sua casa, ou na do vizinho existem carrapatos, noutra, você sabe que seu cachorro pode ter pego e quer se livrar dos parasitas, estudaremos aqui ambas as situações!

Evitando carrapatos em casa e nas dependências

Muito mais resistentes que pulgas, os carrapatos são inimigos bem fortes, no que se trata de uma infestação à sua casa. O controle em cães pode até ser mais fácil, como veremos mais abaixo, mas um bom controle de sua casa pode demorar alguns anos.

Você deverá aplicar anticarrapatos recomendados pelo seu veterinário em todos os cantos, frestas, vasos de plantas, tapetes e afins. Enquanto isso estiver sendo feito, tente manter seu cachorro isolado numa superfície lisa, enquanto você limpa a casa.

Lembre de também lavar as roupas, tecidos, persianas, cortinas e qualquer outro ponto onde os carrapatos possam ter se escondido. Uma dica legal é usar o aspirador de pó frequentemente, quiçá, todos os dias.

Como manter os carrapatos longe do meu cão?

Nossa primeira dica é usar aquelas pipetas de medicamento, que são vendidas em farmácias veterinárias. Esse método é indicado para os cães que vivem em locais de baixo risco de nova infestação, é como uma manutenção somente preventiva.

Existem também os medicamentos orais, que podem ser dados uma vez ao mês, ou os shampoos medicinais que são uma forma mais barata e tão eficaz quanto. Não servem para matar os carrapatos, como imaginam, mas afasta e evita que eles se alojem no cão.

Uma outra maneira de evitar os carrapatos em cachorros é usando as coleiras carrapaticidas, que previnem os carrapatos de se instalarem. As substâncias repelentes são liberadas em pequenas quantidades, mantendo os carrapatos afastados e os cachorros seguros!

E na rua, o que fazer?

Depois de passeios ou brincadeiras nas áreas externas, tente olhar o pelo do seu pequeno para ter certeza de que ele não foi infectado. Olhe principalmente nos lugares quentinhos, como os dedos dos pés, dentro das orelhas, assim como entre as pernas, axilas e o pescoço.

Caso encontre, retire e queime, para evitar que os ovos dentro do corpo do parasita eclodam e uma infestação surja em sua casa. Isso é porque, algumas vezes, a fêmea já está pronta para fazer a postura dos ovos, e ao matar, você acelera esse processo, expondo os filhotes ao ar, libertando-os.

Uma guerra sem fim

problema dos carrapatos em cachorros é algo que persegue o juízo de qualquer pai de doguinho. Nós tentamos de tudo, desde evitar que eles entrem em locais com grama alta, até mesmo receitas com cravo e canela para afastar os insetos.

Lembrando que, nenhuma dessas medidas é vitalícia, todos precisam de manutenção e atenção constante. Até os últimos dias de vida de seu cãozinho, e muito provavelmente ainda mais à essa época, você terá de lidar com esses parasitas e a busca por evitá-los.
Claro que algumas dessas medidas são de mera repetição, assim como as vacinas.

Mas batalha por evitar os carrapatos em cachorros tem ganhado cada vez mais ferramentas em favor dos dogs e talvez nossos pequenos vejam o dia onde exista uma arma forte o suficiente para nos deixar dormir em paz.