Museu CARDE alcança 50 mil visitas desde a inauguração e amplia atrações em Campos do Jordão

O CARDE se consolida como um dos principais pontos culturais da Serra da Mantiqueira, ao unir arte, design, história, natureza e automobilismo em um só lugar.


Após sete meses de funcionamento, o Museu CARDE - Centro de Arte, Cultura, Design e Experiências - alcançou a marca de 50 mil visitantes em Campos do Jordão (SP). Para comemorar o número expressivo, o espaço inaugura novas salas temáticas e promove uma programação intensa durante todo o mês de julho, período de férias escolares e alta na temporada de inverno.
 
 
 
Inaugurado em novembro de 2024, o CARDE se consolida como um dos principais pontos culturais da Serra da Mantiqueira, ao unir arte, design, história, natureza e automobilismo em um só lugar. A agenda especial do mês inclui novas exposições, oficinas, apresentações artísticas, experiências sensoriais e até um leilão beneficente de automóveis e obras de arte.
 
Novos espaços ampliam a experiência do visitante
 
Entre as novidades, três novas salas prometem enriquecer ainda mais a visita. A Sala Modernista recria o interior de uma casa brasileira dos anos 1950 e 1960, com mobiliário original, obras de arte, toca-discos, televisão e objetos de época. "Misturamos arte, design, tendências e afetos da época, compondo um ambiente que representa não só o estilo modernista, mas também o espírito de uma era", explica Luiz Goshima, diretor do CARDE.
 
A Oficina do Lobo do Canindé homenageia Camilo Cristófaro, lendário mecânico e piloto do automobilismo nacional. O espaço reproduz sua oficina e reúne peças mecânicas, ferramentas e esculturas que ajudam a contar sua trajetória ousada e criativa. "Camilo era um artista, um mito. Trouxemos não só sua história, mas também a emoção de quem conviveu com ele", afirma Gringo Cardia, curador e cenógrafo responsável pelo design do museu.
 
Já a Sala Varanda Campos convida o visitante a uma experiência imersiva na paisagem da Mantiqueira. O ambiente reúne elementos naturais, depoimentos da comunidade local e obras feitas por artesãos e artistas brasileiros, como esculturas em crochê de araucárias. "Essa instalação é uma homenagem à educação ambiental e à biodiversidade única da floresta temperada de altitude", destaca Gringo.
 
Atividades especiais durante todo o mês de julho
 
A programação de inverno inclui atrações como apresentações musicais da Fundação Lia Maria Aguiar, oficinas temáticas (como a de cupcakes), leitura infantil com o Projeto República e o evento "Uma Noite no Museu", marcado para o dia 19 de julho, com visita guiada noturna, jantar temático e a participação de restauradores e historiadores.
 
Outro destaque é a Winter Sale, que começou em 19 de junho e segue até o dia 12 de julho. A mostra reúne automóveis clássicos, peças de memorabília automobilística e obras de arte em um leilão com formato híbrido - presencial e digital. A etapa final acontece no dia 12 de julho: às 11h no Hotel Toriba, com itens beneficentes; e às 14h no próprio CARDE, com os veículos da coleção.
 
Parte da renda arrecadada será revertida para a Fundação Lia Maria Aguiar, que há 17 anos desenvolve projetos sociais e culturais em Campos do Jordão. "Inspirados nos grandes leilões internacionais, criamos uma proposta que une curadoria, legado e solidariedade", ressalta Luiz Goshima.
 
Programação: 
 
10/07 (quinta-feira)

Apresentação do Grupo de Cordas da FLMA: 11h30 e 15h

12/07 (sábado)

Winter Sale - Pregão presencial 11h Hotel Toriba | 14h CARDE

17/07 (quinta-feira)

Apresentação Duo Clarinete e Violão da FLMA: 11h30 e 15h

18/07 (sexta-feira)

Inauguração oficial da Sala Modernista

19/07 (sábado)

Leitura Infantil com o Projeto República: 11h

Uma Noite no Museu (ingressos limitados): 19h às 23h

25/07 (sexta-feira)

Ronco dos Motores: 11h e 15h

26/07 (sábado)

Apresentação do Grupo de Cordas e Duo de Clarinete e Violão da Fundação Lia Maria Aguiar: 11h30 e 15h

27/07 (domingo)

Oficina de Cupcake: 11h
Workshop de Vinhos: 15h

Novos ambientes já disponíveis para visitação: Varanda de Campos do Jordão, Oficina do Lobo do Canindé e Sala Modernista

Serviço

Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: R$ 160,00 (entrada inteira) e R$ 80,00 (meia entrada)
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,
Campos do Jordão - SP, CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram: @carde.museu
Telefone: (12) 3512-3547