Museu CARDE amplia acervo e traz raridades automobilísticas para Campos do Jordão

Localizado no bairro Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, o museu conta com exposições imersivas que apresentam a evolução dos automóveis e sua relação com a história do Brasil e do mundo.


O Museu CARDE, em Campos do Jordão (SP), incluiu três novos veículos raros em seu acervo: Ferrari 212 Vignale, Pegaso Z-102 e Tucker '48. Os modelos passam a fazer parte da coleção de mais de 100 carros expostos, além de cerca de 500 na reserva técnica do espaço.

Entre os destaques está o Tucker '48, veículo norte-americano conhecido por seu design e inovações para a época, que pertenceu ao cineasta George Lucas, criador de Star Wars e Indiana Jonas. O Pegaso Z-102, fabricado na Espanha, era um concorrente da Ferrari nos anos 1950. Já a Ferrari 212 Vignale foi uma das últimas evoluções do modelo 166 e teve produção limitada.

Detalhes dos veículos

O Ferrari 212 Inter Coupe 1953 tem motor V12 de 2,5 litros e 170 cavalos, com velocidade máxima de 200 km/h. Apenas seis unidades semelhantes foram produzidas.

O Pegaso Z-102 Berlinetta Series II 1954 foi considerado o carro de produção mais rápido do mundo em sua época, atingindo 240 km/h com motor V8 de 195 cavalos. Apenas sete exemplares deste modelo foram fabricados.

O Tucker '48 1948 foi um projeto inovador de Preston Tucker. O carro tinha motor traseiro, farol central móvel e portas de abertura invertida. Apenas 51 unidades foram produzidas, e menos de 50 ainda existem. O exemplar que chegou ao CARDE é o terceiro fabricado e já pertenceu a George Lucas.

Expansão do museu

O CARDE, inaugurado em novembro de 2024, busca ampliar seu acervo e oferecer novas atrações ao público. O diretor-executivo do museu, Luiz Goshima, afirma que a chegada desses veículos reforça a proposta do espaço de trazer modelos exclusivos e manter a história da indústria automobilística acessível ao público.

"Esses três novos carros são muitos especiais, tivemos a oportunidade de promover a aquisição, importando eles para o Brasil, para uma estadia temporárias, eles ficam cinco anos com a gente aqui e depois eles retornam para os EUA. Temos uma empresa aberta nos EUA também para fazer com que o CARDE esteja representado dentro dos principais eventos ao redor do mundo. Temos uma base na Europa, uma base nos EUA, para fazer justamente que esses veículos de coleção circule ao redor do mundo, levando a nossa mensagem, levando um pouco do nosso trabalho da fundação Lia Maria Aguiar aqui no Brasil, e mostrando um pouco do CARDE para o mundo." diz Goshima

Localizado no bairro Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, o museu conta com exposições imersivas que apresentam a evolução dos automóveis e sua relação com a história do Brasil e do mundo. 

Title

Text