Nestlé de Caçapava realiza curso para preparar pais e rede de apoio para a chegada de um bebê

O curso aborda temas essenciais como preparo para o parto, técnicas de amamentação, higiene do bebê, prevenção de violência obstétrica, primeiros socorros - incluindo a manobra de Heimlich - e um momento dedicado ao esclarecimento de dúvidas.


A fábrica da Nestlé em Caçapava vai receber, pela primeira vez, o Curso da Família, uma iniciativa presencial que busca preparar pais, mães e suas redes de apoio para a chegada de um bebê. O programa tem seis horas de duração e será conduzido por uma enfermeira obstetra, com foco em cuidados com a saúde da mulher e do recém-nascido.
 
O curso aborda temas essenciais como preparo para o parto, técnicas de amamentação, higiene do bebê, prevenção de violência obstétrica, primeiros socorros - incluindo a manobra de Heimlich - e um momento dedicado ao esclarecimento de dúvidas. Os participantes também aprendem práticas para acalmar o bebê, além de cuidados com o coto umbilical, banho e troca de fralda.
 
A proposta é que o responsável pela criança participe acompanhado de quem fará parte da rede de apoio, independentemente do vínculo familiar, incentivando o acolhimento de diferentes estruturas familiares.
 
"A maternidade e a paternidade transformam a vida de qualquer pessoa. Esse momento, em especial, tratamos aqui na Nestlé como um dos #MomentosQueImportam, um pilar muito importante para nós", afirma Thadeu Morais, Gerente Corporativo de Gestão de Pessoas da Nestlé. "Nos preparamos para tantas fases da vida, por que não estudar e nos preparar para essa também?", completa.
 
A ação é voltada também a pais e mães solos, casais homoafetivos e adotantes. A primeira edição do curso aconteceu na sede da empresa, em São Paulo, com a presença de 24 participantes. A edição de Caçapava integra uma nova rodada do curso, com sessões também agendadas para Araras, Ribeirão Preto, Marília e Vila Velha (ES).
 
Apoio contínuo à parentalidade
 
Além do curso, a Nestlé oferece outros programas de suporte às famílias de seus colaboradores. Entre os principais estão:
 
Auxílio Lactente: fornece produtos gratuitos como complemento ao leite materno mediante prescrição médica, válido até o bebê completar um ano;
 
Licenças estendidas: variam de 30 a 180 dias e incluem gestação, adoção e gestação solidária, também para casais homoafetivos;
 
Salas de amamentação: disponíveis em algumas unidades da empresa;
 
Materna: oferece suplementação de vitaminas e minerais durante a gestação para colaboradores ou companheiras;
 
Programa de Parentalidade Nestlé: serviço gratuito de orientação para gestantes e pais, com acompanhamento até os dois anos da criança, incluindo famílias adotivas e rodas virtuais de apoio.