Notas fiscais passam a incluir novos tributos da Reforma Tributária a partir de 2026

IBS e CBS serão incorporados automaticamente aos documentos fiscais, e Ilhabela manterá sistema municipal com suporte aos contribuintes


A partir de 1º de janeiro de 2026, as notas fiscais brasileiras serão adaptadas para incluir campos específicos dos novos tributos criados pela Reforma Tributária: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

De acordo com a nova norma, os municípios poderão optar por aderir ao Padrão Nacional ou manter seus sistemas atuais, desde que realizem a integração ao repositório nacional e compartilhem as notas fiscais emitidas localmente.

Todos os campos dos novos tributos serão inseridos de forma automática nos documentos fiscais. Em Ilhabela, será mantido o modelo municipal, atualmente gerido por empresa terceirizada.

Para minimizar possíveis impactos iniciais, como falhas técnicas ou incoerências de dados nos primeiros dias de implantação, os contribuintes municipais contarão com serviços de suporte oferecidos diretamente pela empresa responsável pelo sistema.

O serviço de plantão será voltado a pessoas físicas e jurídicas que emitem notas fiscais, além de contadores, com o objetivo de esclarecer dúvidas e prestar apoio técnico aos usuários do modelo municipal.

O atendimento ocorrerá até o dia 9 de janeiro, das 8h às 18h, sempre de segunda a sexta-feira.